Saltar para o conteúdo

Lichtenberg (cratera): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Criado ao traduzir a página "Lichtenberg (crater)"
Etiquetas: Inserção de predefinição obsoleta [de Conteúdo] [de Conteúdo 2]
(Sem diferenças)

Revisão das 00h27min de 3 de março de 2019

Oblíqua da parte de Lichtenberg, ao nascer do sol terminator , de Apollo 15 , mostrando lava mare relativamente jovem à direita

Lichtenberg é uma cratera de impacto lunar isolada localizada na parte ocidental do Oceanus Procellarum . A cratera mais próxima da nota é Briggs ao sul.

Lichtenberg tem um pequeno sistema de raios , uma característica das crateras da era copernicana . Os raios se estendem para o norte e oeste da cratera, mas não para outros lugares. Os flancos remanescentes da superfície em torno da cratera exibem o baixo albedo da égua lunar , e os depósitos da égua têm coberto os raios existentes nos lados leste e sul da cratera. Eles estão, portanto, entre os depósitos mais jovens de lava basáltica na Lua, e acredita-se que tenham menos de 1 bilhão de anos de idade. [1] O cientista lunar Paul Spudis defende uma missão de retorno de amostra não tripulada à jovem égua para obter uma data radiométrica absoluta que restringiria o período de tempo da formação dos maria na lua. [2]

A borda dessa cratera é circular e afiada, com desgaste insignificante. Nos lados internos, o material solto deslizou para a base, formando um anel de seixos no piso interno. Tanto o aro quanto o piso interno exibem um albedo relativamente alto, que geralmente é uma indicação de uma cratera mais jovem que não foi escurecida pelo intemperismo do espaço. Lichtenberg cobre uma cratera fantasma maior em forma de anel a noroeste, que tem uma baixa elevação central. Esse recurso é coberto por material de raio.

Lichtenberg foi observado no passado por ocorrências de fenômenos lunares transitórios . Eles geralmente assumem a forma de um patch temporário de tons vermelhos.

Crateras satélites

Por convenção, essas características são identificadas nos mapas lunares, colocando a letra ao lado do ponto médio da cratera mais próximo de Lichtenberg.

Lichtenberg Latitude Longitude Diâmetro
UMA 29,0 ° N 60,1 ° W 7   km
B 33,3 ° N 61,5 ° W 5   km
F 33,2 ° N 65,3 ° W 5   km
H 31,5 ° N 58,9 ° W 4   km
R 34,7 ° N 70,2 ° W 34   km

As seguintes crateras foram renomeadas pela IAU .

  • Lichtenberg G — Veja Humason (cratera) .

Referências

  1. A história geológica da Lua, 1987, Wilhelms, Don E .; com seções por McCauley, John F .; Trask, Newell J. USGS Artigo profissional: 1348. ( online )
  2. Paul D. Spudis, A Lua Uma Vez e Futuro , Smithsonian Institution Press, 1996 ,

=

i

Leitura adicional

links externos