Geranoaetus melanoleucus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Águia-chilena)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaÁguia-chilena
Blaubussard.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes[1]

Falconiformes

Família: Accipitridae
Género: Geranoaetus
Kaup, 1844
Espécie: G. melanoleucus
Nome binomial
Geranoaetus melanoleucus
(Vieillot, 1819)
Sinónimos
Buteo melanoleucus

A Águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus ou Buteo melanoleucus) é uma águia encontrada em regiões campestres e montanhosas. Sua área de distribuição inclui a Cordilheira dos Andes da Terra do Fogo até a Colômbia e Venezuela, expandindo-se daí para o Leste de modo a atingir o Norte da Argentina e Sul do Brasil, onde é tida como uma espécie rara e incluído na lista de animais ameaçados do IBAMA - mas não na da IUCN. É encontrada isoladamente em outras regiões brasileiras, como sudeste, centro-oeste e nordeste. Também é conhecida pelo nome de gavião-de-serra ou gavião-pé-de-serra.

A águia-chilena pode ser encontrada nas montanhas da Chapada Diamantina - Bahia, nomeadamente na Serra do Sincorá onde está localizado o Parque Nacional da Chapada Diamantina e na Serra Branca, município de Floresta do Navio, Pernambuco, onde há sua reprodução. Pode ser encontrada também, em reprodução, na Serra do Pará na Vila do Pará, no município de Santa Cruz do Capibaribe - PE.

Esta espécie tem sido encontrada de forma relativamente abundante no Estado de Minas Gerais já há décadas, onde procura paredões rochosos para nidificar. Pode ser vista sobrevoando os céus da Serra da Canastra e também nas serras próximas às cidades de Lavras e São João Del Rei.

Características[editar | editar código-fonte]

Atinge aproximadamente 68 cm de comprimento, possui quase dois metros de envergadura, dotada de asas compridas e largas e cauda curta.

A águia chilena é identificada no vôo por sua cauda em forma de cunha curta que projeta-se mal em suas asas longas e largas. Plana muito proximo a areas montanhosas onde fica por muito tempo planando a procura de comida, conhecida também como gavião-pé-de-serra.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

A águia-chilena é uma espécie campestre e tem por hábito caçar em áreas abertas, sobretudo nos topos de serra, campos e pastagens adjacentes e nas áreas de cerrado. Sua agilidade lhe confere capacidade para capturar presas velozes em voo, como andorinhões e pombos selvagens, bem como abater no solo codornas, inhambus e perdizes. Além de aves, preda mamíferos de pequeno e médio porte, como roedores, furões e tatus, estando incluídos em sua dieta também répteis e anfíbios. Oportunista, já foi observada destruindo um ninho de joão-de-barro para se alimentar dos filhotes (Sick, 1997) [2] e ocasionalmente pode capturar saguis nas regiões periféricas entre a mata e o campo ou no cerrado. Embora seja um predador formidável, abatendo uma grande gama de presas, ocasionalmente também pode se alimentar de carniça.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Constrói seu ninho em escarpas rochosas com galhos secos. Os filhotes são alimentados durante seus primeiros 4 ou 5 meses de vida, sendo que as águias dão preferência à utilização de apenas um mesmo ninho por toda vida.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Habita montanhas rochosas e campos.

Distribuição Geográfica[editar | editar código-fonte]

Ocorre das Cordilheira dos Andes até o sul da Argentina. No Brasil pode ser encontrado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Referências

  1. Raptors (em inglês). IOC World Bird List. Página visitada em 13 de Outubro de 2010.
  2. Sick, H. 1997. Ornitologia brasileira: uma introdução. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro.inserir fonte aqui
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Geranoaetus melanoleucus
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Geranoaetus melanoleucus
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.