Árvore da chuva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaÁrvore-da-chuva
Chorona
Samanea saman (exemplar em Porto Rico)
Samanea saman (exemplar em Porto Rico)
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Subfamília: Mimosoideae
Género: Samanea
Espécie: S. saman
Nome binomial
Samanea saman
(Jacq.) Merr.

Árvore da chuva também conhecida como chorona (Samanea saman (Jacq.) Merr.; Fabaceae - Mimosoideae) é uma árvore de grande porte comum na região amazônica e no pantanal mato-grossense.[1]

Árvore majestosa e de porte elegante, devido à singularidade das pregas mostradas pelo tronco robusto com 80 centímetros ou mais de diâmetro na altura do peito, já fora observada pelo explorador Alexander Von Humboldt em janeiro do ano de 1800 na Venezuela. É contemplada com mais frequência no pantanal mato-grossense, no nordeste mineiro e na Amazônia Ocidental, onde suas vagens doces são nutritivas e saboreadas pelo gado e pelos porcos. além disto é aproveitada em vários países, como Uganda, Madagascar e Indonésia para o sombreamento dos rebanhos e da cultura do café, do cacau e nas plantações novas da noz-moscada e da teca. Por causa de sua privilegiada envergadura é uma espécie cuja silhueta se destaca em áreas grandes, entretanto não deve ser usada  perto das edificações ou calçadas, devido a seu poderoso sistema radicular. É uma notável hospedeira de plantas epífitas, como samambaias, orquídeas, ripsalis, etc.

Sinonímia[editar | editar código-fonte]

Rain tree, Saman, Samaan, Algarrobo, Monkey pod (Hawaii); French tamarind, Guango (Jamaica).

Sinonímia botânica: Mimosa saman Jacq.; Pithecellobium saman (Jacq.) Benth.; Enterolobium saman (Jacq.) Prain.; Inga saman Willd.; Calliandra saman Greseb.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Helmut Genaust: Etymologisches Wörterbuch der botanischen Pflanzennamen. 3. Auflage, Birkhäuser, Basel 1996, Nachdruck ISBN 3-937872-16-7
  • Schütt, Weisgerber, Schuck, Lang, Stimm, Roloff: Bäume der Tropen. 2006, ISBN 3-933203-79-1

Referências

  1. «Árvore da chuva». Mania de Amazonia. Consultado em 4 de novembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Árvore da chuva
Ícone de esboço Este artigo sobre leguminosas (família Fabaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.