Órla Fallon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Órla Fallon
Informação geral
Nascimento 24 de agosto de 1974 (40 anos)
Origem Knockananna
País  Irlanda
Gênero(s) Música celta
new age
Instrumento(s) Vocal, harpa
Afiliação(ões) Celtic Woman
Página oficial Site oficial

Órla Fallon (Knockananna, Irlanda, 24 de agosto de 1974) é uma solista irlandesa, e ex-integrante do grupo Celtic Woman. Foi escolhida pela produtora Sharon Browne e pelo compositor e diretor musical David Downes para integrar o grupo. Ela toca harpa e canta música tradicional irlandesa e considera a escolha da harpa como instrumento musical um marco em sua vida. Já se apresentou para o Papa no Vaticano, para o Presidente da Irlanda, na Basilica "National Shrine" em Washington D.C e em Carnegie Hall. Seu álbum de estréia, The Water is Wide, foi lançado na Europa em 2000 e na América do Norte em 2006. "The water is wide" foi muito bem aceito pela crítica especializada e a levou aos programas de televisão e rádio UTV´s Kelly Show e RTE´s Open house. O álbum inclui canções irlandesas famosas tais como "She moved through the fair", "Carrickfergus" e "Down by the Salley Gardens". Em 2005, ela participou da gravação do álbum dos Duggans chamado 'Rubicon' junto com Moya Brennan e outros integrantes do Clannad. Atuou, gravou e participou de turnês com os grupos Clannad, Anuna e com o oboísta David Agnew.

É vencedora dos campeonatos internacionais "Feis Ceoil" e "Pan Celtic" e viajou em turnês pela Europa e Estados Unidos como solista apresentando não somente música tradicional como também suas próprias composições.

Órla atribui seu amor à música à sua família especialmente à sua avó. "Minha avó era apaixonada pela música, canções, dança e estórias irlandesas".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com Celtic Woman[editar | editar código-fonte]

Solo[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]