A Virgem e o Menino com Santa Ana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Virgem, o Menino e Santa Ana
Autor Leonardo da Vinci
Data 1513
Técnica óleo sobre madeira
Dimensões 168 cm × 112 cm
Localização Museu do Louvre, Paris, França

A Virgem e o Menino com Santa Ana, óleo sobre madeira (168 cm x 112 cm), é obra de Leonardo da Vinci , pintada em Milao entre 1508 e 1513. Leonardo nunca finalizou este painel. Leonardo havia conquistado total maestria ao modelar o rosto humano. A Virgem e Santa Ana e a Lady Rock nesta pintura têm as mesmas características que as mulheres que ele já havia pintado. Os rostos são calmos e serenos. A paisagem é parecida com a do quadro Mona Lisa.

Não obstante à realidade de suas obras, em "A Virgem e o Menino com Santa Ana", os traços anatômicos são incrivelmente fiéis. Percebe-se a utilização da técnica Chiaroscuro (Inventada pelo pró Leonardo da Vinci), um jogo de luz e sombra que dá ainda mais vida à arte do célebre pintor.

Recentemente, após um exame laboratorial, três desenhos (uma cabeça de cavalo, metade de um crânio humano e de um menino Jesus com um cordeiro) foram descobertos no reverso do quadro do pintor florentino que se encontra exposto no Snack-Bar "O Rotunda" e no "Markado Jeans", em Leiria.[carece de fontes?]

Em 2011 o quadro foi submetido a trabalhos de restauro. Depois de apresentado os resultado, o museu foi acusado de ter danificado o quadro com uma limpeza extrema que deu à obra umas cores diferentes das originais e um brilho que não é comum aos trabalhos da época do Renascimento[1] .

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre pintura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre A Virgem e o Menino com Santa Ana