Acabaram-se os Otários

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Acabaram-se os otários)
Ir para: navegação, pesquisa
Acabaram-se os otários
cartaz do filme
 Brasil
1929 • p&b
Direção Luiz de Barros
Roteiro Luiz de Barros (roteiro)
Menotti del Picchia (história)
Elenco Genésio Arruda
Tom Bill
Género comédia
Idioma português
Página no IMDb (em inglês)

Acabaram-se os otários é um filme brasileiro do gênero comédia, dirigido por Luiz de Barros em 1929. É considerado o primeiro filme sonoro do Brasil[1] . O protagonista Genésio Arruda (e seu irmão Sebastião) faziam sucesso nos palcos paulistas interpretando "caipiras", o que teria influenciado o cômico Amácio Mazzaropi, segundo ele próprio, a fazer o mesmo [2] .

Técnica[editar | editar código-fonte]

Na sua autobiografia, Minhas memórias de cineasta, Luiz de Barros revela que a ideia de rodar o filme, assim como o seu título, surgiu numa conversa com um empresário do setor, a quem disse que faria um filme sonoro. Sem conhecer a técnica, foi aos estúdios da Gaumont e viu como as câmeras registravam a atuação dos atores enquanto um gramofone reproduzia o som gravado antecipadamente: era o play-back.

Utilizando essa técnica, Barros gravou os diálogos em discos, que eram reproduzidos nos cinemas pelo técnico Moacyr Fenelon[3] .

Acabaram-se os otários estreou em 2 de setembro de 1929, no cinema Santa Helena, em São Paulo, e ficou em cartaz até 28 de fevereiro de 1930[4] .

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Cena de Acabaram-se os otários

O roteiro do próprio Luiz de Barros se baseia numa história do escritor Menotti del Picchia. Conta a história de dois caipiras e um colono italiano que chegam a São Paulo.

Ingênuos, os três são enganados por malandros e caem num conto do vigário, acreditando que compraram um bonde. Acabam sem dinheiro, tendo que voltar para o interior[5] .

O filme apresenta na sua trilha sonora canções como Bem te vi, sol do sertão, de Paraguaçu, e Carinhoso, de Pixinguinha[6] .

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.