Acipenser nudiventris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAcipenser nudiventris
Shipzaur.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Acipenseriformes
Família: Acipenseridae
Género: Acipenser
Espécie: A. nudiventris
Nome binomial
Acipenser nudiventris
Lovetsky, 1828

Acipenser nudiventris, conhecido como esturjão-bastardo, esturjão-de-navio e esturjão-de-espinho,[carece de fontes?] é uma espécie de peixe da família Acipenseridae, originalmente nativa dos mares Negro, Aral e Cáspio, e de alguns rios (Danúbio, até Bratislava; Volga, até Kazan; Ural, até Chkalov, Don, Kuban e Rioni). Na década de sessenta ele foi introduzido no Lago Balkhash, no Cazaquistão; no Rio Illi, na China, e no Rio Sir Dária (Região do Mar de Aral).

O seu habitat, no mar, é próximo a faixas costeiras e em estuários. Em água doce, ele vive em rios de grande volume d'água. Os espécimes jovens vivem em águas fluviais rasas. A espécie se reproduz em pontos de correnteza fortes no curso principal de rios largos e profundos, em fundos de pedra ou cascalho.

O Acipenser nudiventris apresenta a mais elevada taxa média de fecundidade dentre todos os esturjões mas, assim como a maioria das espécies que integram a família Acipenseridae, este esturjão também encontra-se ameaçado, sendo considerado atualmente "em perigo crítico".

Referências[editar | editar código-fonte]