Lago Balcache

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lago Balkhash)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lago Balcache
Localização
Coordenadas 46° 10' N 74° 20' E
País Cazaquistão
Características
Tipo endorreico
Altitude 320 m
Área * 16996 km²
Profundidade média 6 m
Profundidade máxima 25,6 m
Lago Balcache está localizado em: Cazaquistão
Lago Balcache
Localização do lago no Cazaquistão
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

Balcache[1] (também grafado Balkhash ou Balkash; em cazaque: Balqash Köli) é um lago endorreico que ocupa uma depressão cerrada na Ásia Central, na zona sul-oriental do Cazaquistão. Seu principal afluente é o rio Ili, recebendo mais água de outros sete rios de menor volume, como o rio Lepsa ou o rio Karatal. Forma parte da grande bacia endorreica da Ásia Central que inclui, entre outros, o mar Cáspio e o mar de Aral.

Características[editar | editar código-fonte]

O lago cobre 16996 km² e sua altitude média é de 320 m. De forma similar a como sucede no Mar de Aral, o lago está reduzindo por causa do uso extensivo que se consome a água procedente de seus rios tributários. Podem-se diferenciar dos setores no lago: a zona ocidental de água doce e a oriental de água salgada. A profundidade média do lago é de 6 metros, e a máxima é de 25,6 metros. O lago permanece gelado no final de novembro até o princípio da primavera.

História[editar | editar código-fonte]

Desde a data tão antiga como o ano 103 até o século VIII, o lago foi conhecido pelos chineses como Pu-Ku ou Bu-Ku. Durante a etapa de governo da dinastia Qing, o lago era a fronteira do noroeste da China. No entanto, em 1871, o lago e sua área circundante foram cedidos ao Império russo mediante um tratado desigual. Com a dissolução da União Soviética em 1991, o lago passou a formar parte do Cazaquistão.

Vista do lago Balcache.

Desenvolvimento econômico[editar | editar código-fonte]

As águas do rio Ili, do próprio lago e do resto de seus rios tributários, são de grande importância para o Cazaquistão devido ao seu uso agrícola e industrial. Existe uma hidroelétrica em Kaptchagayskoye, sobre o rio Ili, e, mesmo assim, existe atividade pesqueira no lago.

Problemas ambientais e políticos[editar | editar código-fonte]

A medida que a população e o grau de industrialização no oeste da China cresce, e com as tradicionalmente pobres relações políticas entre a República Popular da China e o Cazaquistão, muito, provavelmente, o conflito pelas limitadas águas do rio Ili se intensificará. Disputas similares sobre o uso da água, conduziram à secagem do Mar de Aral, e o Balcache parece está seguindo um processo similar.

A contaminação das águas do Balcache está aumentado a medida que cresce a industrialização e a urbanização da zona. A extinção de espécies no lago na sua decrescente área, parte dos problemas derivados da pesca excessiva, são causas dos perigos falados entre as organizações ecológicas.

Referências

  1. Parreira 1985, p. 313

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lago Balcache

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Parreira, Manuela; José Manuel de Castro, J. Manuel de Castro Pinto. Prontuário ortográfico moderno: de fácil consulta, atento às dificuldades e dúvidas de quem escreve. [S.l.]: Edições ASA, 1985.
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.