Adoração dos Magos (Bosch, Nova York)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adoração dos Magos - Hieronymus Bosch ca. 1470–75 (NY)

A Adoração dos Magos é uma pintura a óleo sobre painel de madeira do artista holandês Hieronymus Bosch, executada por volta de 1475. Está alojado no Metropolitan Museum, Nova Iorque, EUA. Uma característica proeminente desta pintura é o forte efeito de perspectiva[1] e também o uso abundante de folha de ouro, o que não é muito típico para Bosch[2]. Os pigmentos empregados são lago vermelho, azurita, chumbo-estanho-amarelo e ocres[3].

A Adoração dos Reis Magos (do título da seção em latim da Vulgata, A Magis adoratur) é o nome tradicionalmente dado ao tema cristão parte da Natividade, no qual os três reis magos, representados como reis vindos do oriente, tendo encontrado Jesus ao seguir a estrela de Belém, colocam aos pés do Menino Jesus presentes de ouro, incenso e mirra. Eles também o adoram como "rei dos judeus". Este evento foi relatado em Mateus 2:11.

Referências

  1. M. Ilsink and J. Koldeweij, Hieronymus Bosch: Visions of Genius, Yale University Press 2016, pp.58-61
  2. Luuk Hoogstede, Ron Spronk, Matthijs Ilsink, Robert G. Erdmann, Jos Koldeweij, Rik Klein Gotink, Hieronymus Bosch, Painter and Draughtsman: Technical Studies, Yale University Press, 2016, pp. 172 – 181
  3. Hieronymus Bosch, The Adoration of the Magi (New York), ColourLex