Agostinho Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Agostinho Porto
  Bairro do Brasil  
Igreja Nossa Senhora das Graças em Agostinho Porto
Igreja Nossa Senhora das Graças em Agostinho Porto
Igreja Nossa Senhora das Graças em Agostinho Porto
Localização
Mapa
Mapa de Agostinho Porto
Coordenadas 22° 47' 16" S 43° 22' 56" O
Unidade federativa  Rio de Janeiro
Zona Zona Oeste
Distrito Coelho da Rocha
Município São João de Meriti

Agostinho Porto é um bairro de São João de Meriti[1], município da Baixada Fluminense, no Grande Rio, Estado do Rio de Janeiro. Localiza-se na Região Oeste da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

Faz limites com os bairros de Vila Rosali, Coelho da Rocha, Vila Tiradentes e Éden. Possui uma estação ferroviária da Supervia, pertencente ao ramal de Belford Roxo.

Este bairro calmo presta uma homenagem a um médico da localidade; antes, era conhecido como "Coqueiros", por ter sido um sítio com abundância dessas palmeiras.

Os moradores de Agostinho Porto contam com um serviço de transporte metropolitano razoável, que liga o bairro a muitas outras localidades da Baixada, além de vários bairros da capital.

A Igreja Nossa Senhora das Graças é o ponto principal e mais conhecido do bairro, e está situada ao lado da Praça Castelo Branco, próxima ao km 170 da Rodovia Presidente Dutra. Esta igreja possui salões de festa e casa paroquial. Suas características arquitetônicas são do tipo clássico italiano seiscentista, no qual foi inspirada, e possui um forte sentido de verticalidade. Suas janelas são arcadas com vitrais coloridos.

Esta igreja foi construída pelo monsenhor José Boggiane e membros benfeitores da comunidade. Sua inauguração ocorreu no dia 17 de novembro de 1949, e foi feita pelo próprio religioso.

Referências

  1. «Bairros de São João de Meriti». Consultado em 19 de abril de 2012. Arquivado do original em 5 de julho de 2012