Agrafador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um Agrafador/Grampeador

Um agrafador (português europeu) ou grampeador (português brasileiro) é uma ferramenta manual que permite agrafar (grampear) folhas de papel ou cartão (papelão) umas às outras através de um pequeno pedaço de arame em forma de U denominado de agrafo (português europeu) ou grampo (português brasileiro).

Existem actualmente vários tipos de agrafadores. Os usados nas residências ou nos escritórios empresariais são manuais, pequenos e leves, e servem para agrafar poucas folhas. Mas existem outros agrafadores, industriais, elétricos ou movidos a ar comprimido, com capacidade para unir um número maior de folhas, cartões grossos ou mesmo forrações em tecido. Estes são também utilizados nas indústrias moveleira e automobilística.

O surgimento do grampo aconteceu no atual território do Irã quando ainda era Pérsia na cidade chamada Pasárgada. Foi feito um pedaço de metal que serviria para unir blocos de pedra. Depois de uma lenta evolução histórica chegamos à forma que temos hoje. Isso aconteceu na frança do século XVIII quando o então rei Luis XV pediu para que fosse feita uma máquina para anexar papéis, esta foi feita a mão de maneira artesanal. Com o uso crescente do papel esta ferramente foi se tornando cada vez mais popular. Desde então os grampeadores tem se adaptado às necessidades grampeando desde papéis, tecidos, madeira e até mesmo usados na área da saúde.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Projetos relacionados[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ferramentas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.