Aika Online

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Aika Online
Produtora HanbitSoft Inc.
Plataforma(s) PC
Data(s) de lançamento 10 de Agosto de 2010
Gênero(s) MMORPG
Modos de jogo Multiplayer
Média Download gratuito
Requisitos mínimos requisitos= P4 2.4Ghz ou Athlon 2500+ CPU equivalente; RAM de 512MB; Conexão de Internet; DirectX 9; Placa de Vídeo Geforce 5700 ou Radeon 9600; Placa de som
Controles Teclado, Mouse

Aika online é um MMORPG free-to-play desenvolvido pela empresa coreana HanbitSoft. Lançado em 2010, Aika online ganhou o prêmio Korean Game Awards na categoria "Melhor jogo".[1] No Brasil, é distribuído pela Ongame e sua atualização mais recente é o Epic III: Dispheron Warfare.

História[editar | editar código-fonte]

Antes de qualquer ser vivo povoar a terra, uma única deusa reinava grandiosa e solitária por entre os mundos, a deusa Aika. Cansada da solidão que a cercava, criou um novo planeta e este tornou-se perfeito: campos esverdeados, animais de todas as espécies imagináveis assim como todos os habitantes que conviviam amigavelmente. Porém, a perfeição tornou-se extremamente cansativa e os habitantes, que anteriormente se vangloriavam da perfeição, se retiraram para as terras mais profundas e de lá só sairiam quando conquistassem algum objetivo na vida.

A deusa Aika entristeceu-se por ter o lugar novamente deserto, então uma nova raça foi criada: os Humanos. Estes, diferentemente dos primeiros habitantes, possuíam a maldade e a bondade, sendo que uns possuíam a bondade em maior quantidade, enquanto em outros a maldade era predominante. Esses dois lados tão diferentes passaram a guerrear entre si e, nas primeiras guerras, a ganância dos humanos começou a destruir o mundo perfeito criado pela deusa. Depois de duas experiências frustradas, Aika criou os últimos habitantes: os Zerecas. Estes controlariam e puniriam os Humanos que tivessem um mau comportamento. Tudo corria bem... até que algo saiu do controle.

Os Zerecas, obcecados por exterminar a raça Humana, iniciaram uma matança e a maioria dos humanos não sobreviveu ao episódio. A deusa Aika, infeliz com o episódio, adormeceu, assim como todos os Zerecas... até agora.

Aika Online começa 300 anos depois. A grande deusa começa a despertar lentamente e com ela os Zerecas, dispostos a acertar contas com os Humanos que os fizeram reféns da deusa durante uma eternidade. Atualmente o nível máximo a ser atingido é 90.

Classes[editar | editar código-fonte]

Em Aika Online existem seis profissões que se ramificam em duas classes cada: Templária, Guerreiro, Atirador, Pistoleira, Clériga e Feiticeiro Negro.

Templária[editar | editar código-fonte]

As templárias são as protetoras da grande deusa Aika. Para fazer jus ao seu título, esta classe conta com habilidades que absorvem, refletem e diminuem dano e efeito de habilidades ofensivas inimigas. Por possuírem escudos e lâminas de uma mão, tal como habilidades mais defensivas do que ofensivas, as templárias contam com defesa e resistência incríveis e são indispensáveis no roubo de relíquias de nações inimigas. Porém, deixam a desejar no quesito ataque. É uma classe recomendada aos que possuem mais paciência para a matança e, por serem da classe dos lutadores, as templárias possuem baixa defesa mágica, o que requer atenção dobrada quando o oponente é uma Clériga ou um Feiticeiro Negro.

Guerreiro[editar | editar código-fonte]

A classe mais equilibrada de Aika, tanto no quesito PVP (player vs player) quanto PvE (player vs environment). Por usarem grandes espadas de duas mãos e armaduras pesadas, possuem um dos maiores poderes de ataque e defesa físicos dos jogo, por isso são fortes nas guerras e na entrada individual de calabouços. Suas variadas habilidades ofensivas, combinadas com as de suporte que fortificam todos do grupo por perto, tornam essa classe um importante trunfo nas batalhas. Entretanto, se ela deseja sobrevivência no campo de batalha, precisa de atenção redobrada em relação aos personagens mágicos. Pelo seu equilíbrio de status é, atualmente, a classe mais procurada para o título de Marechal, pois com os buff's de Marechal ele se torna um titã quase invencível que, antes de sucumbir por enfrentar muitos inimigos de uma vez, mata metade deles.

Atirador[editar | editar código-fonte]

O atirador, por possuir habilidade de invisibilidade e de dano massivo, é o responsável por matanças rápidas e sorrateiras tanto no campo de batalha quanto em lutas individuais. Acaba com fileiras inteiras de inimigos antes de saberem o que os atingiu. Em níveis mais avançados, a classe conta com a habilidade de disparar tiros que afetam áreas inteiras, bem como com o poder de construir torres de disparo automático. Com seu ataque elevado e seu alto percentual crítico, os atiradores são ideais para aniquilar qualquer inimigo em seu caminho. Essa classe pode se tornar muito frágil quando pega de surpresa, por isso aqueles que vão escolher os atiradores devem ser cuidadosos nos usos das suas habilidades.

Pistoleira[editar | editar código-fonte]

Considerada a rainha da luta individual de PvP (player vs player), por causa de suas variadas habilidades que desabilitam qualquer outra classe de executar ações, essa classe é recomendada àqueles que buscam foco em matanças efetivas no campo de guerra e em nações inimigas. Por pertencerem à profissão daqueles que usam armas de fogo, as pistoleiras contam com a habilidade da invisibilidade, o que confere a essa classe a vantagem de pegar os inimigos de surpresa. Em níveis mais altos, adquirem uma habilidade de suporte que permite usar todas as outras habilidades sem se preocupar com seus tempos de espera. Entretanto, é uma classe que deixa a desejar quando se trata de lutas contra diversos monstros, o que pode atrapalhar ou desacelerar sua evolução.

Clériga[editar | editar código-fonte]

As Clérigas representam a compaixão da deusa Aika com os Humanos. Essa classe é especializada na arte da cura, sendo capaz de aumentar os atributos de seus aliados, absorver grandes quantidades de dano e até ressuscitar seus companheiros feridos em batalhas. Seus poderes podem cancelar efeitos mágicos, retirando qualquer bônus que eles tenham conseguido com magia e ainda puní-los por tentar usar magias sobre eles mesmos. Clérigos também são excelentes lutadores contra mortos-vivos e demônios e, ainda que pareçam jovens, estes não têm medo de enfrentar batalhas para preservar o interesse da deusa Aika. Em níveis mais altos, adquirem poucas, mas consideráveis habilidades ofensivas, porque possuem magias que tornam seus inimigos frágeis contra suas habilidades de natureza sagrada. Entretanto, caso seus escudos e suas curas automáticas não sejam tão efetivos, as clérigas se tornam bem vulneráveis e as mais procuradas por aqueles que querem uma matança provavelmente fácil.

Feiticeiro Negro[editar | editar código-fonte]

É o mestre da ofensiva mágica. Por ser uma das duas classes mágicas do jogo, possui um dano incrível em lutas contra as outras quatro restantes, que são físicas. Ao longo de sua vida, o feiticeiro adquire habilidades de três naturezas: Fogo, Eletricidade e Escuridão. Em ambas escolhas, todos os Feiticeiros possuem magias de alvo e de área que, se combinadas, derrubam facilmente os oponentes. Quando em altos níveis, os feiticeiros negros possuem dois escudos que diminuem o dano recebido e ainda fortificam esse titã mágico. Em guerras é a classe mais requisitada para a matança, pois com poucas habilidades de área consegue eliminar grupos inteiros. É uma classe para aqueles que gostam de altos danos em players e monstros, o que garante eficiência no ganho de honra e na evolução. Sua desvantagem consiste na baixa defesa física e no seu ataque exclusivamente no uso de magias e não no manejo da arma, o que pode ser um problema caso essa classe seja pega despreparada.

Nações[editar | editar código-fonte]

As nações de Aika não são apenas um nome ou bandeira para escolher. Elas representam a personalidade de seus moradores e também são aquilo que motivam as guerras entre os jogadores. A escolha da nação apropriada para cada jogador implicará futuramente no sucesso das missões.

Ellora[editar | editar código-fonte]

Os cidadãos de Ellora estão sempre preocupados com a justiça e o respeito, preservando os valores de sua nação, sua ordem e seus antepassados. São orgulhosos e acreditam na sua superioridade, porém não abrem mão de ajudar outras nações se assim for necessário. Suas batalhas são baseadas no espírito esportivo e não por outros fatores, como a vingança ou adquirir bens materiais.

Elsinore[editar | editar código-fonte]

Cidadãos sociáveis e extremamente cooperativos colocam os valores do grupo como principais. Reúnem-se em guildas, grupos e com os amigos, e prezam a amizade e a convivência. Apesar de participarem de todas as guerras, costumam ter uma visão muito diferente sobre elas: as utilizam apenas para fazer alianças e amigos.

Odeon[editar | editar código-fonte]

O povo de Odeon é o menos inclinado para guerras, e tende a preferir exploração e aquisição. Costuma ser independente e normalmente não ataca outras nações primeiro, mas quando se trata de defender suas relíquias e altares, luta com força total. É muito interessado nos detalhes, no ambiente e nas próprias pessoas. Cidadãos de Odeon costumam criar seus próprios equipamentos e utilizá-los nas batalhas, por esse motivo se tornaram conhecido entre as nações como os que possuem maior conhecimento sobre o mundo.

Basílica[editar | editar código-fonte]

É uma nação militarista formada por cidadãos fortes e que respeitam a hierarquia e seus lideres. É conhecidas por possuir a maior força militar e, para garantir essa superioridade nas guerras, forma ótimas estratégias e linhas de ataque. Basílica não é a nação ideal para aqueles que não seguem regras estritas e comandos militares. Essa nação é, acima de tudo, sobre eficiência de grupo de combate, e essa eficiência nunca será atingida com pensamentos livres ou questionamento de ordens.

Tibérica[editar | editar código-fonte]

Motivados por sangue e por vencer batalhas, a nação de Tibérica é formada por exímios lutadores que não se importam em apelar para uma luta injusta ou imoral contanto que o resultado lhes beneficie. A natureza quase bestial dessa nação faz com que apenas os mais fortes sobrevivam aos conflitos. Apesar da grande participação em guerras, seus cidadãos não costumam possuir um forte orgulho dessa nação e preferem orgulhar-se individualmente.

Pran[editar | editar código-fonte]

As Prans são pequenas criaturas místicas que acompanham os Elters durante toda sua jornada por Aika Online. São elas que garantem certos buffs ao jogadores e exercem um papel de suporte diante de batalhas envolvendo PvP (player versus player). Além de serem companheiras fiéis inclusive em conversas entre os personagens, cada Pran possui um respectivo elemento e pode ser treinada a partir de uma das seis personalidades disponíveis no jogo: bonitinha, imperativa, sexy, irritada, forte e intelectual. Elas evoluem no level 20 para forma adolescente e no level 50 para a forma adulta, quando ganham asas. É possível modificar a personalidade delas de acordo com as respostas das perguntas solicitada aos jogadores.

Monstros Mutantes[editar | editar código-fonte]

Em Aika Online existem monstros mutantes em determinadas áreas de Lakia, Leopold, Karena e Diskeroa que necessitam ser enfrentados em grupos. Dependendo da habilidade do jogador é possível vencê-lo sem nenhuma ajuda. Estes monstros dão mais exp e podem dropar itens valiosos. Eis a lista de monstros mutantes:

  • Planta Carnívora Mutante (parte central e leste do mapa) = Floresta Ungor. lvl 51 ao 53.
  • Cão Mutante Croshu (parte leste do mapa) = Floresta Ungor. lvl 54 ao 55.
  • Croshu Mutante das Cinzas = Floresta Cinzenta. lvl 59 ao 64.
  • Buto Mutante = Floresta Cinzenta. lvl 56 ao 58.
  • Penza Poderosa Mutante = Termes(parte poluida). lvl 65 ao 70.
  • Verit Mutante = Termes(parte de lava). lvl 65 ao 75.
  • Tita de Facion Mutante(parte central) = Leopold. lvl 71+.
  • Mamute Mutante(parte sul) = Leopold. lvl 71+.
  • Wivern Mutante = Leopold. Floresta Escondida. lvl 71+.
  • Guru Mutante Cruel = Karena. lvl 71+.
  • Gara Mutante Cruel = Karena. lvl 75+.
  • Guru Mutante Violento = Karena. lvl 71+.
  • Gara Mutante Violento = Karena. lvl 75+.
  • Ethos Mutante = Diskeroa. lvl 80+.
  • Gerion Mutante = Diskeroa. lvl 80+.
  • Predadora da Alma Cruel Mutante = Diskeroa. lvl 85+.

Calabouços[editar | editar código-fonte]

  • Templo Ursula lvl 10 normal, 16 difícil, 20 elite, 50 infernal
  • Navio de Evgenia Inferior, lvl 21 normal, 25 difícil, 32 elite, 50 infernal
  • Navio de Evgenia Superior, lvl 30 normal, 32 dificil, 40 elite, 55 infernal
  • Mina 1 lvl 40 normal, 45 difícil, 52 elite, 75 infernal
  • Mina 2 lvl 48+ Modo Raid (2 Grupos de 6 jogadores)
  • Jardim Suspenso de Mirza lvl 55 normal,5 8 difícil,6 3 elite,8 5 infernal
  • Prisão da Morte, lvl 61 normal, lvl 65 difícil, 71 elite
  • Caverna Lycan, lvl 72 normal, 75 dificil, 79 elite
  • Ariela lvl 72 normal ,75 difícil ,79 elite
  • Estrada espiral, lvl 77 normal, 80 difícil, 82 elite
  • Portão do Abismo, lvl 85 normal, 87 difícil, 90 elite
  • Tiryantor lvl 80+ Modo Raid (2 Grupos de 6 jogadores)
  • Aquados, lvl 80+ Modo Raid (4 Grupós de 6 jogadores)

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]