Al Qal'a dos Beni Hammad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pix.gif Al Qal'a dos Beni Hammad *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Kalaa des Beni Hammad.2.jpg
Minarete da mesquita de Al Qal'a
País  Argélia
Critérios C (iii)
Referência 102
Coordenadas 35º 50' N 4º 47' 12" E
Histórico de inscrição
Inscrição 1980  (4ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

Al Qal'a dos Beni Hammad (em francês: La Kalâa des Béni Hammad; em árabe: قلعة بني حماد) é um sítio arqueológico situado na província de M'Sila, comuna de Mâadid Béchara, na Argélia, declarado pela UNESCO como Patrimônio mundial em 1980. É um conjunto de ruínas situadas a mais de 1000 metros de altitude, cercada de montanhas. É um dos complexos de monumentos da civilização islâmica mais bem conservados e datados. Fundada em 1007 por Hammad ibn Bologhine, filho de Bologhine ibn Ziri (fundador de Argel) e abandonado em 1090 devido à ameaça das invasões hilalianas, foi a primeira capital dos emires hammaditas e conheceu o seu apogeu no século IX.

As ruínas comportam, no interior de uma fortificação de sete quilômetros - parcialmente destruída pelo Califado Almóada em 1152 - uma enorme quantidade de vestígios monumentais, dentre eles uma grande mesquita e seu minarete, e uma série de palácios. A mesquita é a maior da Argélia depois de Mansourah; ela apresenta os mesmos aspetos morfológicos da mesquita de Cairuão, outro importante monumento religioso do Magrebe. As ruínas dos palácios comprovam o grande refinamento da civilização hammadita. O palácio dos emires hammaditas é um complexo de três residências separadas por jardins e cisternas.

Maquette de Kalaa de Beni Hammad.jpg

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Al Qal'a dos Beni Hammad