Albert Hofmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Albert Hofmann
Química
Albert Hofmann, o "pai" do LSD em 1993
Nacionalidade Suíça Suíço
Nascimento 11 de janeiro de 1906
Local Baden, Suíça
Morte 29 de abril de 2008 (102 anos)
Local Burg im Leimental, Suíça
Atividade
Campo(s) Química
Alma mater Universidade de Zurique
Conhecido(a) por Síntese do LSD

Albert Hofmann (Baden, Suíça, 11 de janeiro de 1906Burg im Leimental, Suíça, 29 de abril de 2008[1] ) foi um cientista suíço, e mais conhecido como o "pai" do LSD.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ao trabalhar no isolamento de princípios ativos presentes no fungo ergô, pesquisando uma substância que impedisse o sangramento excessivo após o parto, descobriu ao acaso os efeitos do LSD quando a substância foi acidentalmente absorvida pela pele, mais precisamente em seu braço, e viu-se obrigado a interromper momentaneamente o procedimento, devido aos sintomas alucinatórios que estava a sentir. Alguns anos após, pressentindo que havia descoberto algo demasiado misterioso para ser abandonado, repetiu a experiência intencionalmente e maravilhou-se. Inicialmente, a substância foi utilizada como recurso psicoterapêutico e para tratamento de alcoolismo e disfunções sexuais.

Depois da popularização da droga para fins não medicinais, causando eventuais problemas (em sua maioria traumáticas bad trips, viagens ruins, efeitos psicológicos induzidos por má utilização), Hofmann escreveu um livro sobre o LSD, de subtítulo meu filho problemático, explorando desde as primeiras experiências oficiais com a substância, passando pelos temas sócio-culturais que a levaram à sua prematura e completa proibição mesmo à prática científica, até as iluminações espirituais pelas quais o autor em si passou sob efeito da substância. Ao final do prefácio, ressente-se, conjectura que um dia este filho problemático pode transformar-se em um filho maravilhoso/inspirador (in the future this problem child could become a wonder child).

Cquote1.svg Eu produzi a substância como um remédio. Não é minha culpa se as pessoas abusavam dele. Cquote2.svg
Albert Hofmann[2]

Morte[editar | editar código-fonte]

Dr. Albert Hofmann em 2006, com 100 anos

Albert Hofmann morreu de ataque do coração em 29 de abril de 2008 na cidade de Burg im Leimental, próximo de Basileia, Suíça, aos 102 anos. Ostensivo "pai" do LSD, dedicou um livro inteiro ao seu filho bioquímico favorito e mais polêmico. Morreu lutando contra a desinformação farmacológica mundial, que pouco discerne a abrangência do termo "droga" (comparar LSD com álcool/cocaína/heroína, em termos de toxicidade neurofisiológica, é como comparar gelatina com veneno). Um de seus maiores desejos era que seu composto predileto pudesse continuar a ser pesquisado para os fins mais diversos, entre os quais potente analgésico para pacientes terminais de câncer e outras condições dolorosas, cuja analgesia constante é altamente tóxica com uso da maioria das substâncias legais, o que não ocorre com doses ativas de LSD (microgramas).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Wasson, Robert Gordon / Hofmann, Albert / Ruck, Carl A. P. (1978): The Road to Eleusis: Unveiling the Secret of the Mysteries (Ethno-Mycological Studies, No. 4). Harcourt. ISBN 0-15-177872-8
  • Schultes, Richard Evans / Hofmann, Albert (1980): Plants of the Gods: Origins of Hallucinogenic Use. Random House / Arrow. ISBN 0-09-141600-0
  • Hofmann, Albert (1981): LSD, My Problem Child. McGraw-Hill. ISBN 0-07-029325-2
  • Hofmann, Albert (2001): LSD - Mein Sorgenkind. Klett-Cotta. ISBN 3-608-94300-5

Referências

  1. Obituario: Albert Hofmann, inventor do LSD (em inglês) Daily Telegraph. Visitado em 30 de abril de 2008.
  2. Albert Hofman, pai do LSD, morre na Suíça aos 102 (em português) Estadão Online (30 de abril de 2008). Visitado em 27 de janeiro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Albert Hofmann
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Albert Hofmann