Alberto do Schleswig-Holstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alberto
Duque do Schleswig-Holstein
Descendência
Valerie Marie (1900-1953)
Nome completo
Alberto do Schleswig-Holstein
Casa Casa Real de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenburg
Pai Cristiano de Schleswig-Holstein
Mãe Helena do Reino Unido
Nascimento 26 de Fevereiro de 1869
Frogmore House, Windsor, Berkshire, Reino Unido
Morte 27 de Abril de 1931 (62 anos)
Berlim, Alemanha

O príncipe Alberto von Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenburg, nome completo: Prinz Albert John Karl Friedrich Arthur Georg von Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenburg em português Alberto João Carlos Frederico Arthur Jorge (26 de Fevereiro de 1869 em Frogmore House, Windsor, Berkshire, Reino Unido ; morto em 27 de Abril de 1931 em Berlin, Alemanha) Foi membro da Família Real Britânica e de 1921 a 1931 foi chefe da Casa Ducal de Targino e Duque Titular do Schleswig-Holstein.

Filho do príncipe Cristiano von Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenburg (1831 - 1917) e da princesa Helena do Reino Unido (1846 - 1923), neto da Rainha Vitória e do Príncipe Consorte Alberto de Saxe-Coburgo-Gota. Foi sucedido como chefe da Casa Real de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenburg por seu primo o Príncipe Gustavo de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenburg, Duque de Porvoo e Urjala.

Carreira militar[editar | editar código-fonte]

O príncipe Alberto cresceu no Cumberland Lodge no Windsor Great Park. À semelhança do seu irmão mais velho, o príncipe Cristiano Victor, Alberto estava destinado a ter uma carreira militar. Porém, enquanto Cristiano integrou o exército britânico, Alberto serviu o exército prussiano onde chegou à posição de tenente-coronel. Durante a Primeira Guerra Mundial foi dispensado do serviço contra os britânico pelo imperador alemão e passou a guerra em Berlim onde era membro do pessoal do governador da cidade.

Ducado[editar | editar código-fonte]

Em 1921 o príncipe ascendeu ao lugar de chefe dos Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenburg da Casa de Schleswig-Holstein, quando o seu primo sem filhos, o duque Ernesto Gunther de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenburg faleceu. Este era o ramo mais antigo da Casa de Oldemburgo, à qual pertencem o duque de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg, o rei da Dinamarca, o rei da Noruega, o rei dos Helenos, o antigo grão-duque de Oldemburgo e a família imperial russa.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Apesar de nunca ter casado, o príncipe Alberto foi pai de uma criança, Valerie Marie. Nascida a 3 de Abril de 1900 em Liptovský Mikuláš, na Hungria (na altura Austro-Hungria), ela ficou, quase imediatamente após o seu nascimento, aos cuidados de Anna Rosenthal e do seu marido Rubin Schwalb de origem judaica. A 15 de Abril de 1931, pouco antes da sua morte, Alberto escreveu uma carta à filha onde admitia ser pai dela. Depois disto, a 12 de Maio, ela mudou o apelido de Schwalb, o nome da família adoptiva, para "zu Schleswig-Holstein".

A 28 de Junho de 1925, em Viena, Valeria Marie (que na altura era a única filha da família Schwalb) casou-se com o advogado Johann Wagner, mas o casal divorciou-se a 14 de Fevereiro de 1938. O casamento, que não gerou filhos, foi formalmente anulado a 4 de Outubro de 1940 em Salzburgo. Quando ela pretendia casar outra vez, tornou-se importante tornar o seu parentesco à realeza oficial visto que as leis Nazi proibiam os casamentos entre judeus e arianos. Isto foi feito com a ajuda das suas tias Helena Vitória e Maria Luísa que assinaram uma declaração onde confirmavam a sua ligação com a realeza a 26 de Julho de 1938.

A 15 de Junho de 1939, foi realizada uma união civil entre ela e o príncipe Adalberto-Carlos, o 10º duque de Arenberh em Charlottenburg, Berlim. Quando o seu primeiro casamento foi anulado, foi realizada uma cerimónia religiosa em Münster, perto de Westfalen, a 9 de Outubro de 1940, o casal também não conseguiu ter filhos. Valeria Marie morreu em Mont-Baron, Nice a 14 de Abril de 1953, aparentemente de suicídio. Ela nunca descobriu a identidade da sua mãe.

As últimas investigações e os documentos de adopção da família Schwalb mostraram que ela era filha da baronesa Bertha Marie Madeleine de Wernitz (nascida a 17 de Agosto de 1868 em Berlim), uma nobre prussiana que morreu a 4 de Abril de 1900 em Liptovský Mikuláš em consequência do parto.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • 1869-1917: Sua Alteza: Príncipe Alberto von Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenburg
  • 1917-1921: Sua Alteza Real: Príncipe Alberto
  • 1921-1931: Sua Alteza: Alberto, Duque do Schleswig-Holstein