Alexander Beliavsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Beliavsky
Informações pessoais
Nome completo Alexander Genrikhovich Beliavsky
Nascimento 17 de Dezembro de 1953 (60 anos)
Lviv, atual Ucrânia
Nacionalidade  União Soviética  Eslovênia

Alexander Genrikhovich Beliavsky (algumas vezes transliterado como Belyavsky) é um GM ucraniano, problemista, compositor de xadrez e escritor. Atualmente vive na Eslovênia, por onde joga as olimpíadas por equipes. Ele é conhecido por seus estilo firme de jogar e seu repertório de aberturas clássicas como o Gambito da Dama, Abertura Ruy López e a Defesa Francesa, por exemplo.

Beliavsky venceu o Campeonato Mundial de Xadrez Júnior em 1973 e o Campeonato Soviético de Xadrez em quatro ocasiões: 1974, 1980, 1987 e 1990. No ciclo do Campeonato Mundial de Xadrez, se qualificou para o Torneio de Candidatos mas perdeu para o eventual campeão Garry Kasparov nas quartas de final da competição. Em torneios foi o primeiro em Baden (1980), Tilburg (1981), segundo em Tilburg (1984) e primeiro em Wijk aan Zee (1984). Na segunda disputa da Rússia vs Resto do Mundo em 1984, foi o maior pontuador da equipe soviética, ao derrotar Yasser Seirawan 2-0 e Bent Larsen 1½-½.

Beliavsky também é compositor de estudos de finais, tendo publicado aproximadamente 50 composições, muitas juntos com Leopold Mitrofanov, tendo vencido seis prêmios em torneios da modalidade.

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexander Beliavsky