Alho-das-vinhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Agosto de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaAlho-das-vinhas
Umbela com bolbilhos e algumas flores

Umbela com bolbilhos e algumas flores
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Alliaceae
Subfamília: Allioideae
Tribo: Allieae
Género: Allium
Espécie: A. vineale
Nome binomial
Allium vineale


L.

Alho-das-vinhas (Allium vineale) é uma planta perene do género Allium, nativa da Europa, norte de África e Ásia ocidental.

Todas as partes da planta têm um forte odor a alho. O bolbo subterrâneo mede de 1 a 2 cm de diâmetro, com bolbilhos ("dentes", na designação popular) pediculados. O caule principal cresce de 30 a 120 cm de altura, suportando 2 a 4 folhas semi-roliças e ocas e uma inflorescência apical de 2 a 5 cm de diâmetro, com alguns bolbilhos e poucas ou nenhumas flores, sobre uma bráctea na base que cairá com o tempo (espata caduca). As folhas, tubulares, medem de 15 a 60 cm de comprimento e 2 a 4 mm de grossura, com textura cerosa, com uma ranhura ao longo da face virada para o caule. As flores medem de 2 a 5 mm de comprimento, com seis pétalas que variam do cor-de-rosa ao vermelho ou esverdeado. Floresce no Verão, de Junho a Agosto, no norte da Europa.

As plantas cujas umbelas não têm flores mas apenas bolbilhos são consideradas, por vezes, como fazendo parte da variedade Allium vineale var. compactum, mas tal classificação não parece não ter grande relevância taxonómica.

Usos e problemas[editar | editar código-fonte]

O alho-das-vinhas pode ser utilizado como substituto do alho comum. Transmite um sabor semelhante ao do alho ao leite e à carne do gado se este a consumir. É, por vezes, considerada uma erva-daninha, já que também altera o sabor dos cereais durante as colheitas, por influência dos bolbilhos aéreos.

A espécie foi introduzida na Austrália e na América do Norte, onde se tornou uma espécie invasora.

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alho-das-vinhas