António de Brum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
António de Brum
Nascimento Funchal
Cidadania Portugal

Antoon De Bruyn (FunchalFaial, depois de 19 de Julho de 1585), chamado de António de Brum, 'o Velho', foi um nobre português e um dos primeiros povoadores da ilha Terceira.

Esta família é de origem flamenga, descendentes de Willem De Bruyn ou Guilherme de Brum, como em Portugal ficou sendo conhecido, o qual nasceu em Maastricht, nessa época parte do Ducado de Brabant, ou em Zeeuws-Vlaanderen que então pertencia a Brugse Vrije no Condado de Flandres,[1] e que passou no último quartel do século XV à ilha da Madeira, onde casou e teve geração.

Esta ramificou-se pouco depois em várias ilhas do arquipélago dos Açores, e designadamente para a ilha do Faial onde deu origem aos Brum da Silveira, Terra Brum, Brum do Canto, Cunha Brum.

Na ilha Terceira também os Brum se aparentaram com as suas principais famílias, e designadamente com as dos Bettencourt (Béthencourt), Canto (de Chandos), Carvalhal, Menezes, Noronha, Pereira e Paim (Payne-Montagu).

Willem De Bruyn, casou na ilha da Madeira com D. Violante Vaz Ferreira Pimentel, filha de 'Fernão' Pedro Rodrigues Pimentel e Isabel Ferreira Drummond, neta do fidalgo português Gonçalo Ayres Ferreira e do nobre escocês, John Drummond of Stobhall, um sobrinho da rainha Annabella da Escócia.[1] Willem e Violante foram os pais de:

  1. Antoon De Bruyn, chamado de António de Brum, 'o Velho', nasceu na ilha da Madeira, e casou na ilha do Faial com Barbara van Aetrycke, chamada de Barbara da Silveira/ van der Haegen, filha do nobre flamengo Josse van Aertrycke e neta materna de Willem De Kersemakere. Antoon e Barbara fizeram testamento de mão comum, em 19 de Julho de 1585, na cidade de Ponta Delgada;
  2. Cosme Ferreira De Bruyn (— c.1592);
  3. Catarina De Bruyn, casou com João van Aertrycke, dito João da Silveira/ van der Haegen, irmão de sua cunhada Barbara.
  4. Caspar De Bruyn; destino ignorado.

Referências

  1. a b Claeys, André L. Fr. (2011). Vlamingen op de Azoren sinds de 15de eeuw, Volume II. (PDF). Bruges, Bélgica: [s.n.] pp. 312–313 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Nobiliário da ilha Terceira, volume I, de Eduardo de Campos de Castro de Azevedo Soares, edit. Livraria Fernando Machado & Comp. 1944.