Antes do adeus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portugal "Antes do adeus"
Festival Eurovisão da Canção 1997
Artista(s) Célia Lawson
Compositor(s) Rosa Lobato de Faria
Thilo Krassmann
Letrista(s) Rosa Lobato de Faria
Resultado da Semifinal ------
Pontos da Semifinal ------
Resultado da Final 24.º
Pontos da Final 0
Actuações Cronológicas
◄ O meu coração não tem cor (1996)   
Se eu te pudesse abraçar (1998) ►

"Antes do adeus" foi a canção portuguesa no Festival Eurovisão da Canção 1997 que teve lugar em Dublin, Irlanda, a 3 de maio de 1997.

A referida canção foi interpretada em português por Célia Lawson. Foi a décima-quinta canção a ser interpretada na noite do evento (a seguir à canção bósnia "Goodbye" e antes da canção sueca "Bara hon älskar mig", interpretada pela banda Blond). Terminou a competição em 24.º (último lugar), empatada com a canção norueguesa "San Francisco, interpretada por Tor Endresen. Nenhuma das canções recebeu um único ponto. Foi a pior classificação de Portugal neste certame, após o 25 de Abril de 1974 e o segunda a obter 0 pontos, depois de António Calvário, com "Oração", em 1964.

No ano seguinte, em 1998, Portugal foi representado pela banda Alma Lusa, com a canção "Se eu te pudesse abraçar". Célia Lawson foi acompanhada por um coro constituído por membros do sexo masculino usando óculos de sol (Pedro Pinto Coelho, Mico da Câmara Pereira, Vicky Paes Martins e Zé Ferreira) , porque na letra se faz referência a Pedro Abrunhosa que usa sempre óculos de sol.

Autores[editar | editar código-fonte]

AUTORES
Letrista: Rosa Maria de Bettencourt, Rosa Lobato de Faria
Compositor: Rosa Lobato de Faria, Thilo Krassmann
Orquestrador: Thilo Krassmann

Letra[editar | editar código-fonte]

A canção é uma balada, com Lawson recontando os eventos que levaram ao fim de um relacionamento. Ela canta que o seu amante gradualmente afastou-se dela e voltou coisas que mantiveram querida. Na sua perspetiva, o mundo mudou significativamente, com " o azul do céu ", deixando de ser tão azul como era. A canção termina com a linha "Depois do adeus, a saudade ", no momento em que a relação termina. Na letra faz-se referência ao escritor José Saramago e ao cantor Pedro Abrunhosa.

Versões[editar | editar código-fonte]

Lawson gravou uma versão em inglês intitulada "If you say goodbye".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música


Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.