Aria (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Aria
A banda Aria num show na cidade de Vladivostok, em 2008
Informação geral
Origem Moscou
País  Rússia
Gênero(s) Heavy Metal
Período em atividade 1985 - Atualmente
Gravadora(s) CD-Maximum
Página oficial www.aria.ru
Integrantes Mikhail Jhitniakov
Vladmir Holstinin
Sergey Popov
Vitaliy Dubinin
Maksim Udalov
Ex-integrantes Valeriy Kipelov

Aria (do russo: Ария) é uma banda de heavy metal russa, formada em 1985 em Moscou, antiga URSS. Apesar de não ser a primeira banda soviética a tocar heavy metal, o Aria foi pioneiro em ultrapassar as barreiras do sucesso na mídia. De acordo com rígidas pesquisas públicas, a banda Aria está entre os dez mais populares grupos de rock da Rússia. O estilo musical se assemelha com o som de bandas NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), por isso, o Aria é chamado de "Iron Maiden russo", pela mídia. A maioria das letras do Aria não foram escritas pelos seus integrantes, mas sim pelos poetas Alexander Yelin e Margarita Pushkina.

Aria é a raiz da chamada "Família Aria": várias outras bandas foram formadas por seus membros fundadores. Em 1987, quatro ex membros foramaram a banda Master, que é considerada, junto com o Aria, uma das bandas de metal russas mais influentes. O vocalista Valery Kipelov, que teve a principal voz na banda para a maioria de álbuns gravados, se separou em 2002, formando então, sua própria banda de heavy metal: Kipelov.

Till Lindemann e Richard Kruspe, do Rammstein, fizeram um cover da música Shtil' (Штиль), adaptado para o alemão como "Schtiel", em 2003 na cidade de Moscou, num festival em tributo à Harley-Davidson.

História[editar | editar código-fonte]

O início[editar | editar código-fonte]

A banda foi fundada por Vladmir Holstinin e Alik Granovsky, membros da VIA Poyushchie Serdtsa (Corações Cantores), e ambos começaram a partir da extinta banda Alfa. A ideia de Holstinin de criar uma banda de heavy metal foi aceita com bastante entusiasmo por Granovsky. Em 1985 eles já tinham a maioria do material para o álbum pronto, e tudo o que restava era encontrar uma gravadora e um vocalista. Eles convidaram Viktor Vekshteyn para ser o gerenciador da banda e para permití-los a usar seu estúdio. A posição de vocalista logo foi ocupada por Valery Kipelov. O nome "Ария" foi dado à banda por ser curto, cativante e facilmente transliterado para "Aria". Há uma versão de que o nome da banda foi ideia dada por Holstinin, que tem guitarras da marca japonesa Aria, fabricante de guitarras e baixos acústicos e elétricos. Fãns e membros do Aria são, muitas vezes, informalmente referidos como "Ariytsy" (do russo: arianos).

De acordo com o site oficial da banda, a data de nascimento do Aria foi no dia 31 de outubro de 1985; data na qual terminaram seu trabalho para o primeiro álbum, "Maniya velichiya". O álbum foi noticiado por fãns da música pesada porque era muito diferente de qualquer música do estilo hard rock tocada na União Soviética naquela época.

O álbum "Maniya velichiya" foi gravado com apenas um guitarrista, Vladmir Holstinin (Aleksandr L'vov na bateria e Kirill Pokrovskiy nos teclados). A banda precisava de um segundo guitarrista apto a tocar ao vivo. Andrey Bol'shakov assumiu este posto e logo Igor' Molchanov (do Al'fa) substitiu L'vov na bateria.

O primeiro show ao vivo do Aria foi no dia 5 de fevereiro no CDK MAI. A banda foi muito bem recebida pelo público, e logo foram premiados nos festivais Rock-Panorama 86 e Lithuanika 86.

Apesar de sua existência ainda ser ignorada pela mídia, sua popularidade continuava subindo.

Em novembro de 1986, o Aria lançou seu segundo álbum, "S kem ty?". Por este nome, a banda foi dividida por argumentos sobre as direções que a banda seguiria. Após a turnê em janeiro de 1987, Granovskiy, Bal'shakov, Molchanov e Pokrovksiy deixaram a banda. Granovskiy e Bol'shakov formaram a banda de thrash metal Master. Eles foram substituídos por Vitaliy Dubinin (amigo da faculdade de Holstinin) como baixista, Sergey Mavrin como segundo guitarrista e Maksim Udalov na bateria. O primeiro grande show após a reorganização, e subsequente turnê provaram que apesar de todos aqueles rumores, a banda não tinha morrido.

Ascensão à fama[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 1987, o Aria começou a trabalhar em seu novo álbum, "Geroy asfal'ta", originalmente nomeado no princípio como "Na sluzhbe sily zla", que é considerado um dos melhores álbuns da banda.

Membros[editar | editar código-fonte]

Ex-Membros

Discografia[editar | editar código-fonte]

Videografia[editar | editar código-fonte]

DVD's[editar | editar código-fonte]