Richard Kruspe-Bernstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Richard Kruspe)
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Zven Kruspe
Richard Zven Kruspe.jpg
Kruspe em 2010
Informação geral
Nome completo Richard Zven Kruspe
Nascimento 24 de Junho de 1967 (47 anos)
Origem Wittenberg
País  Alemanha Oriental
Gênero(s) Metal industrial, Neue Deutsche Härte, Metal alternativo
Instrumento(s) Guitarra, baixo, vocais, teclado
Modelos de instrumentos ESP KH-2 - RZK signature series
RZK II
RZK finish burnt
Período em atividade 1991-Presente
Gravadora(s) Motor Music Records
Republic Records
Slash Records
Universal Music Group
Afiliação(ões) Rammstein
Emigrate
Orgasm Death Gimmick
First Arsch
Página oficial rammstein.de
emigrate.eu

Richard Z. Kruspe (Wittenberg, 24 de junho de 1967) é um guitarrista alemão, atual guitarrista da banda Rammstein. Mede 1,80m, o seu cabelo é castanho, os olhos azuis, tem sobrancelhas desobstruídas e muito baixas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 10 de Outubro de 1989, antes da queda do Muro de Berlim, ele foi andando até o metrô, e quando estava perto, ele encontrou-se no meio de uma manifestação política. Ele foi atingido na cabeça e preso apenas por estar alí, e jogado na prisão por seis dias. Uma vez fora da prisão, ele decidiu deixar a Alemanha Oriental. Naqueles dias, ninguém podia deixar a Alemanha Oriental, por isso ele entrou na Alemanha Ocidental através da Checoslováquia. Quando o muro caiu, ele voltou para a Alemanha Oriental.

Ele diz que, com 12 ou 13 anos tinha um caráter muito agressivo, por isso, seus pais tomaram a decisão de fazê-lo participar de esportes, o que o levou à luta. Ele passou sete anos no boxe, um esporte que fez ele expelir toda a sua agressividade. Richard é uma pessoa intensa, que tem mudanças de humor drásticas e rápidas.[1]

Trabalhou de caixa e como empregado de cozinha. É um dos fundadores da banda Rammstein, ao lado de Christoph Schneider, tocando guitarra. O seu primeiro grupo chamava Orgasm Death Gimmick. Gosta de bandas como AC/DC e Black Sabbath. Fala inglês, língua que aprendeu ao ler revistas. A letra da música "Engel" foi escrita por ele. Tem um projeto paralelo chamado Emigrate, com um disco lançado.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1989, entediado com a cena musical apática de sua cidade natal. Ele se mudou para Berlim Oriental e viveu em Lychener Straße, onde "fez música o dia inteiro."[2] Por dois anos, Richard morou em um apartamento com um kit de bateria e uma guitarra, onde ele fazia música por si mesmo porque ele não conhecia ninguém lá. De acordo com Kruspe "Foi um momento solitário", mas ele foi usado para explorar a música.

Rammstein foi formado em 1994, quando Richard, que vivia com Oliver e Schneider, na época, estava à procura de uma nova banda para criar um novo estilo de música. Ele havia deixado sua primeira banda, "Orgasm Morte Gimmick" em busca de novos companheiros de banda.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Richard tem duas irmãs mais velhas. Os seus pais são divorciados e sua mãe voltou a casar, tendo Richard convivido com o padrasto. Quando era mais jovem foi lutador de Luta Greco-Romana e chegou a ser campeão na Alemanha Oriental. Seu verdadeiro nome é Zven, nome de batismo, mas mudou para Richard. É divorciado do primeiro casamento, tendo casado novamente com a atriz e modelo, Caron Bernstein, a 29 de outubro de 1999 e adotado o último nome de sua mulher, "Bernstein". Em 2004, Caron e Richard se separam e ele retirou o nome "Bernstein".

Richard tem uma filha chamada Khira Li Lindemann, nascida no dia 28 de fevereiro de 1991. Seu último nome é "Lindemann" porque sua mãe foi casada com o vocalista do Rammstein, Till Lindemann e nunca retirou o sobrenome. Em 1992, nasce Merlin Besson, segundo filho de Richard, fruto de um outro relacionamento, nascido no dia 10 de dezembro de 1992. A sua filha, Khira, aparece no concerto Live Aus Berlin.

Em 2011 ele deixou Nova York, porque "não é o ambiente certo para a próxima parte da minha vida" e mudou-se de volta para Berlim.[3] Foi também nessa mesma época que Richard anunciou que se tornaria pai pela terceira vez.

No dia 28 de Setembro de 2011, nasce o terceiro filho de Richard, uma menina, chamada Maxime Alaska Bossieux, fruto de seu relacionamento com Margaux Bossieux, ex-baixista da banda punk de Nova York, Dirty Mary. De acordo com a ex-mulher de Richard, Caron Bernstein, um dos motivos para o divórcio era um caso entre Kruspe e Bossieux, sua melhor amiga na época.[4] Bossieux estava envolvida na gravação do álbum de estréia do Emigrate.[5] Ela e Kruspe parecem ter tido um relacionamento novamente ao longo dos anos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com o Rammstein[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
DVDs

Com o Emigrate[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Biografía Richard Z. Kruspe. Visitado em 6 de Maio de 2009.
  2. Richard Z. Kruspe's Biography Last.fm (2012). Visitado em 14 January 2013.
  3. Rammstein Interview The Gauntlet (2011). Visitado em 10 November 2012.
  4. Richard Kruspe Dating History Whosdatedwho.com (2010). Visitado em 14 January 2013.
  5. Membres d'Emigrate (2014).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]