Artífice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um artífice é um operário especializado num determiminado ramo de atividade que realiza trabalhos manuais.

O termo "artífice" é, frequentemente, usado como sinônimo de artesão ou artista. Outro uso comum é como sinônimo de criador, ou autor (Ele foi o artífice de tal obra ou acontecimento).

Além disso, o termo "artífice" é frequentemente utilizado como designação dos operários especializados das forças armadas e da marinha mercante.

Marinha mercante[editar | editar código-fonte]

Na marinha mercante, designa-se "artífice" um operário especializado, sem formação náutica específica, que embarca como parte da tripulação de uma embarcação para executar funções relativas à sua profissão. Conforme a sua especialização, é designado "artífice eletricista", "artífice mecânico", etc..

Na Marinha Mercante Portuguesa, os operários especializados admitidos como artífices pelos armadores eram integrados na categoria de artífice da mestragem de máquinas. A categoria de artífice da marinha mercante entrou em extinção em 1989.

Livros[editar | editar código-fonte]

  • "O Artífice" (Tony Ferraz, Universo dos Livros, 2014). (Ficção filosófica que narra a história de um assassino que pinta quadros e constrói armadilhas.)
  • "O Artífice" (Richard Sennett,Record, 2009). (Não-Ficção sobre a evolução do trabalho manual não industrializado)

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]