Eletricista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eletricistas a trabalhar em Belo Horizonte.

Eletricista (AO 1945: electricista) é o profissional que atua na implementação e manutenção de instalações elétricas.

Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Eletricista é o profissional treinado e habilitado para atuar em instalações elétricas ou componentes eletro-eletrônicos. A atividade de eletricistas pode ser dividida basicamente em dos segmentos: A INSTALAÇÃO e A MANUTENÇÃO. A INSTALAÇÃO Toda instalação elétrica existente passa primeiro por um conceituado projeto elaborado por Engenheiro devidamente qualificado e habilitado pela legislação brasileira para mapear, calcular, dimensionar e especificar os componentes certos, dentro das Normas Técnicas em vigor, orientado sempre à segurança e confiabilidade.

É uma área bastante rica em detalhes e muito interessante. O eletricista instalador precisa conhecer as normas, saber interpretar os desenhos técnicos e diagramas elétricos e ter habilidade para utilizar as ferramentas adequadas na instalação de fios e componentes elétricos, sempre atento a alguns fatores a seguir:

  • ORIGINALIDADE DO PROJETO: A montagem da instalação deve seguir a orientação especificada pelo Engenheiro Eletricista no projeto. Caso ocorra uma ou outra divergência no campo, que impeça a montagem segundo o projeto, precisa ser reportada ao Engenheiro, que deve estudar cada caso e, quando se não houver problema na modificação do campo, este deverá ser modificado também no desenho técnico. (As chamadas As-Built)
  • SEGURANÇA: Toda montagem deve ser executada visando a segurança da instalação quando for energizada e estiver em operação.
  • MANUTENABILIDADE: Os componentes elétricos (cabos, painéis, dispositivos de controle e de proteção) devem ser instalados visando à garantir uma fácil manutenção, de forma que, caso seja necessário uma futura intervenção, ajuste ou substituição, esta possa ser executada no menor tempo possível.