Assiriologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Assiriologia (do grego antigo: Ἀσσυρίᾱ, transl. Assyriā, "Assíria"; e o sufixo -λογία, -logia) é o estudo arqueológico, histórico e linguístico da antiga Mesopotâmia e das culturas relacionadas a este território e que se utilizavam da escrita cuneiforme.

O campo abrange não apenas a Assíria, como diz o nome, porém também a nação que eventualmente a conquistou, a Babilônia, juntamente com os antecessores de ambas as civilizações, a Suméria. Um grande número de tabuletas de argila com textos cuneiformes entalhados sobre elas e que foram preservadas desde este período até os dias de hoje fornecem um enorme conjunto de recursos para o estudo destas civilizações.

As primeiras cidades da região - e do mundo - como Ur têm um valor inestimável arqueológico para o estudo do crescimento do fenômeno da urbanização.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.