Autódromo Geraldo Backer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Autódromo Geraldo Backer
Informação geral
Localização Serra, Espírito Santo, Brasil
Fuso horário UTC−3
Coordenadas 20° 10' 32.09" S 40° 15' 56.34" O
Operador Postos BKR
Inauguração 3 de junho de 2001
Nome(s) anterior(es) Autódromo Mestre Álvaro
Eventos principais Fórmula BKR
BKR Turismo
BKR Sport Turismo
Desafio BKR
Circuito
Superfície Asfalto
Comprimento do circuito 1,008 km (0,626 mi)
Curvas 5

O Autódromo Geraldo Backer é um autódromo brasileiro, localizado no bairro de Barcelona, no município da Serra, no estado do Espírito Santo. Foi concebido e construído pelo empresário Geraldo Backer, o "Bata", dono da rede de Postos de Combustíveis BKR.

Neste autódromo, correm categorias como a BKR Turismo, usando carros de rua adaptados, a BKR Sport Turismo, que usa protótipos como o Aldee, e a Fórmula BKR, que corre com monopostos Techspeed da Fórmula São Paulo.

Em 31 de março de 2012, o idealizador das categorias e criador do autódromo, o empresário Geraldo Backer, o Bata morre, devido a morte súbita, enquanto pilotava um Techpseed da Fórmula BKR.[1] Com a morte de Bata, muita coisa mudou no autódromo (que sofreu um reforma, para se adequar as normas da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e no automobilismo capixaba. A Fórmula BKR, por exemplo, já estava em seus últimos passos, devido a falta de interesse dos pilotos e os altos custos da categoria, coma morte de Bata, a categoria em fim, acabou, tendo seu carros vendidos para duas equipes mineiras da Fórmula 1.6 gaúcha.

Descrição do traçado[editar | editar código-fonte]

O traçado é curto (Club Track), e não possui muitas saídas de escape, sendo assim impraticável uma categoria muito potente, como a Stock Car. Todavia, as categorias que lá correm, todos os anos contam com grande número de carros, pilotos e torcedores.

Referências

  1. «Acidente mata Geraldo Bata, um dos criadores da Fórmula BKR». gazetaonline.com. 31 de março de 2012. Consultado em 15 de junho de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.