Velopark

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Velopark é o maior parque automobilístico da América Latina. Localizado a 30 km do centro de Porto Alegre ocupando uma área equivalente a 200 campos de futebol no município de Nova Santa Rita Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

É formado por três pistas de kart – que, juntas, formam o maior kartódromo do mundo, um autódromo, pista de arrancada e um circuito oval. Inaugurado em 2008 foi construído em conformidade com as normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), recebendo competições e eventos automobilísticos nacionais e internacionais. Além das pistas, o complexo é composto por 29 edificações distribuídas entre a minicidade, à loja de produtos de competição, o restaurante, churrasqueiras, 10 quiosques de alimentação, espaço kids e dois espaços para eventos empresariais, corporativos e sociais.

Movido pela inovação, pela qualidade e pelo prazer de oferecer o melhor entretenimento o Velopark se tornou um grande parque, com 70 funcionários que agrega as diversas modalidades do esporte a motor, oferecendo não apenas pistas, mas uma excepcional oportunidade de lazer e negócios.

• Estacionamento 5.435 carros e 456 motos
• Restaurante – Velogrill
• Área de lazer e recreação infantil, incluindo dois campos de futebol
• Centro de Eventos com área VIP para 200 convidados
• Quiosques com churrasqueiras
• Bar no kartódromo
• Mais de uma centena de eventos corporativos e sociais
• Visitado por mais de 100 mil pessoas em 2010

Kartódromo de aluguel[editar | editar código-fonte]

O Velopark possui uma pista de kart para aluguel (1.004 m) e outra para competições (1.517 m). Quando unidas, as duas pistas formam o maior circuito de kart do mundo.

Pilotos amadores e profissionais encontram-se aqui para emocionantes disputas de Kart. As provas acontecem em baterias pré-agendadas com duração de 25 minutos cada, sendo 05 minutos de tomada de tempo e 20 minutos de corrida. No Kart de Aluguel grupos de amigos se divertem e aprimoram suas habilidades numa pista de 1004m. Todos os pilotos recebem macacão, capacete e luvas. Os karts utilizados apresentam motores de 9hp e VK.

Kartódromo de competição[editar | editar código-fonte]

A pista principal com 1517m de extensão e 10m de largura recebeu homologação A da FIA, o que permite ao Velopark receber os mais importantes campeonatos do mundo para a modalidade. Além de competições nacionais e internacionais, o circuito é utilizado para cursos, treinamentos de pilotos e locação 9hp e VK..

Arrancada[editar | editar código-fonte]

O canal de arrancada foi construído dentro dos padrões internacionais para a modalidade de 1/4 de milha (402m), homologado pela National Hot Rod Association (NHRA), maior associação profissional de arrancadas norte-americana. Nesta pista, são disputados campeonatos regionais, nacionais e internacionais. Ao redor desta pista, foram construídas acomodações que podem suportar até 30 mil expectadores, 24 boxes, dois ambulatórios, arquibancadas, área vip, banheiros, quiosques para alimentação e muito mais.

Autódromo[editar | editar código-fonte]

O autódromo do Velopark é um circuito moderno e seguro com 2278m, que proporciona ao público e pilotos a emoção de dois diferentes cenários do Automobilismo mundial: O estilo americano - voltas rápidas e muito velozes - com os desafios das pistas européias. Tudo foi aproveitado em cada centímetro do terreno com uma visão para o futuro que poderá ser ampliado.

Com a inauguração do autódromo o projeto complementa as opções de velocidade do parque e foi concebido atendendo aos mais modernos padrões aplicados aos novos autódromos do mundo.

A infra-estrutura fixa do novo autódromo é composta por 24 boxes, cada qual podendo comportar até quatro carros de uma só vez. Torre de controle, sala de imprensa, área VIP, arquibancadas para 30 mil expectadores, dois ambulatórios, banheiros, restaurantes, bares, lojas e áreas de lazer completam o autódromo que pretende ser uma referência de segurança, conforto e modernidade no cenário automobilístico do estado.

Além das competições oficiais de campeonatos nacionais e internacionais, o autódromo pode ser pista de testes e local de treinamentos, funcionando sete dias por semana.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.