Badminton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde maio de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O jogador dinamarquês de badminton Peter Gade.

Badminton ou badmínton[1] é um desporto individual ou de dupla, semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, praticado com raquete e um volante ou peteca.

História[editar | editar código-fonte]

A origem do badminton vem de um jogo chamado Battledores and Shuttlecocks, popular desde a Idade Média no Reino Unido. Também existiam jogos similares na Grécia Antiga, na Índia, na China, no Japão e entre os indígenas do Brasil.

O esporte moderno data da metade do século 19 na cidade de Pune na Índia Britânica, era praticado por militares britânicos, contudo, o nome foi adotado em referência à Badminton House na Inglaterra, não se sabe quando nem como. O primeiro artigo sobre o esporte data de 1863 da revista The Cornhill Magazine, sendo as primeiras regras oficiais publicadas na Índia em 1873,[2] o primeiro clube foi criado em Folkestone em 1887 no Reino Unido. A Badminton Association of England foi criada em 13 de setembro de 1893. A International Badminton Federation (atualmente Badminton World Federation) foi criada em 1934

Regras[editar | editar código-fonte]

Quadra de Badminton - Medidas Oficiais
Volantes Oficiais - Pena de ganso
Raquetes

O VOLANTE oficial de badminton tem 5 penas de ganso, que pesam apenas 6 gramas, O objetivo do jogo é fazer a peteca tocar na quadra adversária. Dessa forma o atleta ou dupla marcam um ponto no placar. Aquele que deixar a volante cair dentro do seu lado da quadra, ou rebater a volante para fora da quadra, perde a jogada. Os pontos são corridos e para finalizar o game é necessário abrir uma diferença de 2 pontos do adversário. O primeiro jogador a atingir 21 pontos ganha o jogo. O game pode chegar no máximo de 30 pontos, caso os jogadores empatem em 29 a 29 o jogo é prolongado para 30 pontos, o famoso golden point.

O jogo tem duração máxima de 3 parciais, o famoso melhor de três. Existe o intervalo de 2 minutos entre os games e o intervalo de 1 minuto quando alcançado os primeiros 11 pontos de um jogador por game. Ganha o jogo quem vencer 2 parciais.

A modalidade é muito popular em países asiáticos, como Paquistão, Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia e Japão, explicando assim o segundo lugar no ranking dos desportos mais praticados no mundo. Também conta com praticantes na Europa, na América do Norte, na América Central e na América do Sul. Países como Estados Unidos, México, Canadá, Peru e Brasil também estão entre os que praticam badminton.

O badminton é um jogo de raquete, que pode ser praticado individualmente ou em pares, sendo disputado num court por dois ou quatro jogadores, respectivamente, singulares e pares. O court é dividido em duas áreas iguais por uma rede e os jogadores utilizam raquete para bater o volante entre as duas partes por cima da rede. O objectivo do jogo é fazer passar o volante por cima da rede respeitando as regras do jogo, fazendo-o tocar no campo do adversário - acção ofensiva - e impedir que o volante toque no seu próprio campo - acção defensiva. O jogo é ganho pelo jogador ou equipe que conseguir vencer dois sets, e cada set é ganho pelo jogador ou equipa que atingir primeiro os 21 pontos, devendo existir uma vantagem de 2 pontos. O jogo é dirigido por treze árbitros, sendo um o Árbitro Geral, um Árbitro Principal, um Árbitro de serviço e dez juiz de linha. O campo de jogo de badminton deve ter de comprimento 13,40 metros e deve ter de largura 5,18 metros (jogo singulares) e 6,10 metros (jogo pares).

Campo de Badminton: 1-Linha lateral pares 2-Linha lateral singulares 3-Linha central 4-Linha serviço curto 5-Linha serviço longo pares 6-Linha serviço longo singulares 7-Rede

Regulamento[editar | editar código-fonte]

Badminton nos Jogos Olímpicos de 2012.

Início e recomeço do jogo: Antes do início do jogo, o árbitro realiza o sorteio entre os adversários. O vencedor pode escolher entre o serviço ou o campo. Após o apito do árbitro, a equipa que escolheu ou que ficou com o serviço inicia o jogo. Jogadores: O jogo é disputado por um jogador de cada lado, no caso de singulares, e por dois jogadores de cada lado, no caso de pares. Quando um dos lados chegar a 11 pontos há sempre um intervalo de 1 minuto. Entre cada jogo é permitido um intervalo de 3 minutos. Pontuação: Um jogo é disputado à melhor de 3 sets de 21 pontos, com pontos em todas as jogadas. Se a pontuação for 20-20 o set será ganho pelo jogador ou par que primeiro consiga uma vantagem de dois pontos. Se a pontuação for de 29-29, o set será ganho pelo jogador ou par que ganhar o ponto seguinte. Num serviço correcto: • Nenhum dos lados deverá causar um atraso indevido na execução do ser¬viço; tanto o servidor como o recebedor deverão encontrar-se dentro das áreas de serviço diagonalmente opostas, sem pisar as linhas-limite. Uma parte de ambos os pés do servidor e recebedor deve permanecer em contacto com a superfície do campo, numa posição estacionária, até que o serviço seja executado: • A raquete da dupla deverá contactar, inicialmente, a base do volante enquanto toda a cabeça da raquete estiver posicionada abaixo do nível da cintura do servidor.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.