Baguim do Monte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Baguim do Monte (Rio Tinto)  
—  Freguesia  —
Igreja de São Brás em Baguim do Monte (Rio Tinto)
Igreja de São Brás em Baguim do Monte (Rio Tinto)
Brasão de armas de Baguim do Monte (Rio Tinto)
Brasão de armas
Localização no concelho de Gondomar
Localização no concelho de Gondomar
Baguim do Monte (Rio Tinto) está localizado em: Portugal Continental
Baguim do Monte (Rio Tinto)
Localização de Baguim do Monte (Rio Tinto) em Portugal
41° 10' 55" N 8° 31' 48" O
País  Portugal
Concelho GDM1.png Gondomar
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 5,46 km²
População (2011)
 - Total 14 102
    • Densidade 2 582,8/km2 
Gentílico: Baguinense
Orago São Bras
Sítio http://www.baguimdomonte.ciberjunta.com

Baguim do Monte (oficialmente criada e batizada de Baguim do Monte [Rio Tinto])[1] é uma freguesia portuguesa do concelho de Gondomar, com 5,46 km² de área e 14 102 habitantes (2011)[2] . Densidade: 2 582,8 hab/km².

Faz parte da cidade de Rio Tinto; foi criada em 11 de Julho de 1985, por desagregação de territórios da freguesia de Rio Tinto, possui um grande património cultural e histórico.[1]

Brasão[editar | editar código-fonte]

Escudo de prata, um pé de videira de dois ramos, com seis folhas verdes, três de cada lado, dois cachos de uva, um de cada lado, um monte negro com quinze besantes de ouro dispostos em filas de um, dois, três, quatro e cinco, centrados e em pirâmide, ao centro na parte superior, um cálice cor de púrpura com sombreado a ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, com letras em maiúsculas: "BAGUIM DO MONTE".

Património[editar | editar código-fonte]

  • Busto em bronze de Frei Manuel de Santa Inês, no Largo de São Brás, obra do escultor João Barata Feyo.
  • Capela de S.to Ignácio
  • Cruzeiro de Baguim do Monte - localizado no centro do Largo de São Brás, perto da Igreja. Contém a seguinte inscrição: "Aos Fundadores e Restauradores da Pátria".
  • Igreja de São Brás

Padroeiros e romarias[editar | editar código-fonte]

Baguim do Monte tem como padroeira o Imaculado Coração de Maria que se festeja no último Domingo de Maio, sendo a festa mais importante a São Brás, a quem é dedicada a Igreja, a três de Fevereiro. É tradição popular, em dia de procissão, cobrir as ruas em redor da igreja, com tapetes de flores geométricamente trabalhados com cores vivas e alegres. É tradicional também, à passagem da procissão, os moradores, colocarem colchas penduradas nas varandas.

Personalidades[editar | editar código-fonte]

Busto de Frei Manuel de Santa Inês, escultura de João Barata Feyo, no Largo de São Brás.

Frei Manuel de Santa Inês é o nome mais importante da freguesia de Baguim do Monte. Nasceu a 2 de Dezembro de 1762, filho de lavradores. Aos dezoito anos, entrou para o Colégio dos Grilos ou Mosteiro dos Religiosos Ermitas Descalços de Santo Agostinho, onde professou em 1781, adoptando então o nome de Frei Manuel de Santa Inês. Ocupou diversos cargos eclesiásticos incluindo o de Bispo do Porto. Foi um liberal convicto. Morreu em 1840, aos 78 anos de idade.

Ensino[editar | editar código-fonte]

Baguim contém um agrupamento de escolas: EB2/3 Frei Manuel de Santa Inês, EB1 de Baguim do Monte, EB1 de Torregim e EB1 de Vale Ferreiros.

Referências

  1. a b Lei nº 127/85 Diário da República. Visitado em 21 de Fevereiro de 2014.
  2. População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) (em português) Instituto Nacional de Estatística. Visitado em 12 de Março de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013. "Informação no separador "Q601_Norte""

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Baguim do Monte


Ícone de esboço Este artigo sobre Freguesias, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Baguim do Monte