Bodie (Califórnia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bodie Historic District
Registro Nacional de Lugares Históricos
Distrito Histórico Nacional dos EUA
Marco Histórico da Califórnia #341
Vista a partir do cemitério
Bodie (Califórnia) está localizado em: Califórnia
Localização: 7 milhas ao sul de Bridgeport na U.S. 395, depois 12 milhas a leste na estrada secundária
Cidade mais próxima: Bridgeport
 Califórnia
 Estados Unidos
Coordenadas: 38° 12′ N 119° 00′ W
Administração: Estado
Adicionado ao NRHP: 15 de outubro de 1966 (47 anos)[1] [2]
Nomeado NHLD: 4 de julho de 1961 (53 anos)[3] [4] [5]
Designado CHL 8 de agosto de 1939 (74 anos)[6]
Registro NRHP: 66000213
Registro CHL: 341

Bodie é uma cidade fantasma, localizada no estado norte-americano da Califórnia, no condado de Mono. É considerada uma referência histórica nacional e importante local turístico da região de Serra Nevada.

No oeste dos Estados Unidos existem cerca de 6 mil cidades fantasmas, todas construídas rapidamente durante a “corrida do ouro” ou de metais preciosos, como a prata e depois abandonadas, também rapidamente, quando o precioso metal terminou. Bodie é uma dessas e representa uma exceção, porque cerca 5% das estruturas, mesmo tendo sido construídas de madeira, sobreviveram aos incêndios, as mudanças de clima e ao vandalismo. A sua história começa em 1859, quando o garimpeiro W.S. Bodey descobre ao sul da Califórnia algumas pepitas de ouro. Bodey acabou vítima de uma tempestade de neve e deixa seu nome ao vilarejo. Inicia assim uma lenda do Faroeste.

Cerca 20 anos depois, a Standard Company descobre uma ótima oportuniade na zona e instala em Bodie uma de suas sedes: daquele momento as casas de madeira começam a crescer como fungos. Em 1879 a cidade contava com 10 mil habitantes e representava o segundo centro urbano da Califórnia depois de Los Angeles. A fortuna de Bodie durou pouco e em poucos anos foi abandonada e esquecida.

Hoje, uma pequena parte das casas estão ainda intactas e recebem turistas e visitantes: decoração e objetos pessoais se conservaram por um século dão a impressão que os habitantes fugiram precipitadamente das próprias casas. Girar por Bodie significa dar um salto no passado que pode ser combinada a uma visita ao vizinho Parque Nacional de Zion, que fica a poucos quilômetros de distância.

O local foi designado, em 15 de outubro de 1966, um distrito do Registro Nacional de Lugares Históricos[1] [2] , bem como, em 4 de julho de 1961 um Distrito Histórico Nacional[3] [4] [5] . Em 8 de agosto de 1939 foi designado um Marco Histórico Nacional na Califórnia[6] .

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Documentação de designação para o NRHP (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 20 de abril de 2013.
  2. a b Fotos para documentação de designação para o NRHP (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 20 de abril de 2013.
  3. a b Bodie Historic District (em inglês). National Historic Landmarks Program. Página visitada em 20 de abril de 2013.
  4. a b Documentação de designação para o NHL (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 20 de abril de 2013.
  5. a b Fotos para documentação de designação para o NHL (PDF) (em inglês). Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 20 de abril de 2013.
  6. a b California Historical Landmarks: BODIE (em inglês). California State Parks. Página visitada em 20 de abril de 2013.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bodie (Califórnia)
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bodie (Califórnia)
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Registro Nacional de Lugares Históricos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.