Britânia Inferior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Britânia.
Provincia Britannia Inferior
Província Britânia Inferior
Província do(a) Império Romano
211/220312


Uma possível fronteira das províncias da Britânia
Capital Eboraco

Período Antiguidade Clássica
211-220 d.C. Divisão da antiga província da Britânia por Caracala
312 d.C. Reformas administrativas de Diocleciano

Britânia Inferior era uma província do Império Romano na Britânia romana criada entre 211 e 220 pelo imperador, filho de Sétimo Severo. Localizada na moderna região do norte da Inglaterra, ela era governada a partir da cidade de Eboraco (moderna Iorque) por um legado pretoriano que era também o comandante da legião estacionada na cidade[1]. Ela continuou existindo até a reorganização do império liderada por Diocleciano em 296.

Criação[editar | editar código-fonte]

No reinado de Cômodo, as defesas ao longo da fronteira norte do império na Britânia foram negligenciadas e entraram em declínio. Além disso, a paz na região foi perturbada durante o tumultuado período que se seguiu à morte de Cômodo na medida que o vácuo militar no continente acabava mudando o foco das legiões defensivas da Britânia[2].

Depois de sua ascensão, em 193, Severo dedicou-se especialmente à reconstrução das fortificações no norte da Britânia e, em 208, ele mudou-se para Eboraco para supervisionar pessoalmente as campanhas para pacificar as tribos do norte.

Apesar de haver alguma confusão sobre quando teria ocorrido a divisão da antiga província da Britânia, parece claro que a intenção do imperador era diminuir o poder do governador da Britânia (como ele já havia feito na Síria) ao impedi-lo de comandar uma força militar muito poderosa ou, pelo menos, uma que pudesse desestabilizar o controle imperial. Herodiano data a divisão em 197[3] logo depois da vitória de Sétimo Severo contra Clódio Albino, o governador da antiga província da Britânia durante a guerra civil, na disputa pelo trono, embora a primeira evidência em inscrições só apareceram depois da morte de Severo em 211. Assim, é provável que a divisão do controle militar na Britânia tenha sido formalizada apenas por Caracala entre 211 e 220[4].

Reorganização de Diocleciano[editar | editar código-fonte]

Em 296, o imperador Diocleciano (r. 284-305) iniciou uma grande reforma administrativa no império. A nova Diocese da Britânia da Prefeitura pretoriana das Gálias foi subdividida em quatro províncias: Britânia Prima e Máxima Cesariense, subdivisões da Britânia Superior, e Britânia Secunda e Flávia Cesariense, subdivisões da Inferior[5][4]

Referências

  1. The Cambridge Ancient History, Volume XII, London: Cambridge University Press, 1970: p.706
  2. Sheppard Frere, Britannia: a history of Roman Britain, Cambridge: Harvard University Press, 1967, p. 169
  3. The Cambridge Ancient History, Volume XII, p. 8
  4. a b The Cambridge Ancient History, Volume XII, p. 8
  5. "124: The Provincial Reorganisation", Roman Civilization Volume II: Selected Readings, The Empire, ed. Naphtali Lewis and Meyer Reinhold, 3rd ed. New York: Columbia University Press, 1990, pp. 427-428.