Buffy the Vampire Slayer (1.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Buffy the Vampire Slayer
1.ª temporada
Informações
Elenco
País de origem  Estados Unidos
N.º de episódios 12
Transmissão
Emissora
original
The WB
Exibição
original
10 de março de 1997 (1997-03-10) – 2 de junho de 1997 (1997-06-02)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
2ª temporada

A primeira temporada da série de televisão Buffy The Vampire Slayer teve início em 10 de março de 1997 no canal americano The WB Television Network, e foi concluída com 12 episódios em 2 de junho de 1997. Os episódios eram transmitidos nas segundas-feiras às 9 da noite, do horário americano.

A temporada introduz ao mundo de Buffy e exemplifica o conceito de "o colégio como um inferno". Buffy Summers se mudou para Sunnydale com sua mãe, depois de queimar e destruir o ginásio da escola anterior, e agora querendo escapar de seu destino como caçadora. Mas seus planos são atrapalhados quando Rupert Giles, o bibliotecário da escola, e seu novo guardião, lembra a garota que a presença mal não possui escapatória. O Colégio Sunnydale se situa sobe uma boca do inferno, um portal para dimensões demoníacas, o que atrai fenômenos e energias sobrenaturais para a área, não só a escola, como toda a cidade. Buffy conhece seus dois colegas de classe, que logo se tornam seus amigos e parceiros na luta contra o mal no decorrer dos anos, Willow e Xander, mas o primeiro grande desafio deles é o mestre, um vampiro antigo e ameaçador, que planeja abrir a Boca e dominar Sunnydale.

Origens[editar | editar código-fonte]

O criador da série Joss Whedon declarou que pretendia desfazer o conceito criado no filme anterior, que chegou aos cinemas em 1992. Buffy foi criada na intenção de desviar a imagem de que uma garota loira é sempre assassinada em um filme de terror de Hollywood.[1] O filme original, com Kristy Swanson no papel principal, transformou a ideia em uma "comédia pop sobre o que as pessoas pensam sobre vampiros", segundo o diretor Fran Rubel Kuzui, o que Whedon discordara, declarando que havia "escrito um filme de terror sobre uma mulher poderosa, e eles o tornaram uma comédia ampla. Isso foi esmagador."[2] O roteiro fora aceito e bem criticado pela mídia e indústria, mas o filme, não.

Alguns anos depois, Gail Berman, um dos executivos da Fox, convidou Whedon a tornar o conceito da caçadora de vampiros uma série televisiva. O próprio explicou que "Eles chegaram e disseram, 'Você quer fazer um show?', e eu pensei, 'a escola como um filme de terror'. E então a metáfora se tornou o conceito central por trás de Buffy, e foi como eu o vendi." Os elementos sobrenaturais presentes na série são metáforas para os problemas da vida adolescente da realidade. Whedon foi a escrever um piloto de 25 segundos que não chegou a ser transmitido, mas já com o elenco oficial da série atuando (exceto pela personagem Willow, que fora interpretada por outra atriz). O piloto fora exibido em redes privadas e eventualmente vendido ao canal The WB Television Network. Também foram exibidos clipes promocionais intitulados History of the Slayer ("Histórias da Caçadora"), e o primeiro episódio da série, Wllcome to the Hellmouth ("Bem-vindo a Boca do Inferno") foi transmitido em 10 de março de 1997.

Casting[editar | editar código-fonte]

Sarah Michelle Gellar audicionou para a personagem Cordelia Chase, enquanto Charisma Carpenter fez testes para o papel de Buffy Summers.[3][4] A atriz Julie Benz também seria a protagonista, mas embora não tenha conseguido, ganhou o papel da vampira Darla. Mercedes McNab, Elizabeth Anne Allen e Julia Lee, respectivamente Harmony Kendall, Amy Madison e Chanterelle, também audicionaram para ser Buffy. Outras duas atrizes também chegaram a ser consideradas para protagonizar a série, Katie Holmes e Selma Blair.[4][5]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Buffy the Vampire Slayer foi uma série de substituição da mid-season e sua primeira temporada foi de apenas 12 episódios: as restantes seis temporadas, tiveram 22 episódios. Devido o filme ter sido transformado em uma comédia pastelão, pouquíssimas características dele tem a ver com o seriado, óbvio; A 1° Temporada tem início com Buffy Summers (Sarah Michelle Gellar) vindo a Sunnydale com sua mãe, Joyce Summers (Kristine Sutherland)

Após mover-se na esperança de deixar para trás os seus deveres como Caçadora, Buffy, inevitavelmente, entra em contato com seu observador, o bibliotecário Rupert Giles (Anthony Stewart Head), Buffy também faz dois amigos que se tornam inseparáveis: Xander Harris (Nicholas Brendon) e Willow Rosenberg (Alyson Hannigan) além da mesquinha Cordelia Chase (Charisma Carpenter), que apesar de muitas vezes atrapalhar , ajuda em quase todos os episódios a partir da 2° Temporada mesmo que seja reclamando; Cordelia é membro "involuntário" da turma de Buffy Summers, isso porque ela gosta de estar com eles e principalmente com Xander (os dois chegam a namorar na temporada seguinte) mas não assume publicamente para não perder o título de "Rainha do Colégio". Além desses amigos, Buffy conhece o misterioso Vampiro com alma Angel (David Boreanaz), por quem se apaixona mesmo sabendo que este é um "amor impossível". Com seus amigos e suas novas responsabilidades, Buffy começa a lutar contra os vampiros, bruxas e demônios ao longo da série. Eles logo percebem que a cidade Sunnydale está localizada sobre o Boca do Inferno, um portal para dimensões demoníacas que atrai fenômenos sobrenaturais para a área.

Os episódios da primeira temporada, exploram os problemas enfrentados pela população estudantil como um resultado da centralidade da Boca do Inferno. Dentre as questões exploradas incluem: antigos alunos que ficam invisíveis devido ao "gelo" em que são tratados pelos outros alunos e a energia mística da boca do inferno, as bruxas, demônios e professores; além da fonte infinita de vampiros e o mais poderoso de todos chamado de "O Mestre" (Mark Metcalf), que é o vilão principal da 1° Temporada

Anthony Head, que interpretou Giles, sentinela de Buffy na série

Com forte ênfase na angústia adolescente e da natureza metafórica dos episódios, o interesse amoroso inevitável, vem na forma de Buffy e Angel, que muitas vezes ocorre com avisos enigmáticos de Buffy. No entanto, o relacionamento é complicado quando a verdade sobre o passado de Angel é descoberto. Angel é um vampiro com uma alma que foi restaurada por ciganos, muitos anos antes da da garota chegar a cidade (muitos anos mesmo! O vampiro Angel tem 241 anos). A ênfase na incapacidade de Buffy de se aproximar Angel é mais explorado na segunda temporada.

O enredo geral fala em respeito aos esforços do Mestre para alcançar a superfície. Ele é um velho e poderoso vampiro que estava preso por um terremoto causado pela sua tentativa de abrir a Boca do Inferno décadas atrás. Buffy e seus companheiros têm de parar a cada ameaça sobrenatural, geralmente usando uma combinação de trabalho de detetive, a luta física frequente e uma extensa pesquisa de antigos textos místicos e registros acessíveis por computador.

Finalmente, o Messias profetizado (que é um garotinho que não aparenta perigo algum) leva Buffy para sua morte na prisão subterrânea do Mestre. Ele usou o sangue de Buffy para fugir para o telhado do Sunnydale High, mas ela é rapidamente revivida por Xander, que tinha a seguido com a ajuda de Angel. Buffy consegue lançar o Mestre para um pedaço pontiagudo de madeira, e a Boca do Inferno está temporáriamente fechada.

Referências

  1. Billson, Anne (2005). Buffy the Vampire Slayer (em inglês). Londres: British Film Institute. pp. 24–25 
  2. Havens, Candace (10 de abril de 2003). Joss Whedon: The Genius Behind Buffy (em inglês). Dallas: BenBella Books, Inc. p. 23 
  3. «Saiba algumas curiosidades sobre Buffy, a Caça-Vampiros!». Estrelando. 14 de abril de 2017. Consultado em 14 de março de 2020 
  4. a b Benvenuto, Julia (1 de julho de 2014). «10 curiosidades de Buffy, a Caça-Vampiros». POP Séries. Consultado em 14 de março de 2020 
  5. Benvenuto, Julia (25 de fevereiro de 2014). «O papel que eles perderam na televisão». POP Séries. Consultado em 14 de março de 2020