Campina da Lagoa
| Município de Campina da Lagoa | |||||
| ""rainha dos cereais" "campina"" | |||||
|
|||||
| Hino | |||||
| Fundação | 25 de Julho de 1960 | ||||
|---|---|---|---|---|---|
| Gentílico | campinalagoano | ||||
| Lema | |||||
| Localização | |||||
|
|
|||||
| Unidade federativa | |||||
| Mesorregião | Centro Ocidental Paranaense IBGE/2008 [1] | ||||
| Microrregião | Goioerê IBGE/2008 [1] | ||||
| Distância até a capital | 520 km | ||||
| Características geográficas | |||||
| Área | 808,824 km² [2] | ||||
| População | 15 393 hab. Censo IBGE/2010[3] | ||||
| Densidade | 19,03 hab./km² | ||||
| Clima | Não disponível | ||||
| Fuso horário | UTC−3 | ||||
| Indicadores | |||||
| IDH | 0,71 médio PNUD/2000 [4] | ||||
| PIB | R$ 185 213,094 mil IBGE/2008[5] | ||||
| PIB per capita | R$ 11 342,59 IBGE/2008[5] | ||||
Campina da Lagoa é uma cidade brasileira, localizada na Região de Goioerê, no centro-oeste Paranaense.
História
Em 1940 chegam para fixarem moradia Joaquim Carula e Salvador Ananias, ficam nas proximidades da Água da Herveira. Somente em abril de 1941 chegam a um platô, onde descobrem uma planície com três lagoas, e denominaram o local Campina das 3 Lagoas.
Em 1947, nasce o primeiro campinalagoano, e a 2 de setembro do mesmo ano Campina da lagoa é oficialmente reconhecida como povoado de Campo Mourão. Entre 1947 e 1952, chegam ao povoado mais de 600 famílias. Campina da Lagoa já conta com igreja, escolas, serrarias, pequenas oficinas, diversos estabelecimentos comerciais, etc. É florescente a agricultura e a pecuária.
A 30 de maio de 1955, o povoado é levado à categoria de Distrito Administrativo, e a 25 de julho de 1960, pela Lei nr. 4.245, é criado o Município de CAMPINA DA LAGOA, desmenbrado de Goioerê.
Integra a Micro-Região de Goioerê (Estadual), limita-se ao norte com os Municípios de Juranda e Mamborê, ao sul com Campo Bonito, Guaraniaçú e Altamira do Paraná, a oeste com Braganey e Ubiratã, e a leste com Nova Cantu.
Sua área é de 817,905 quilômetros quadrados, e é banhada pelas bacias fluviais dos rios Piquirí, Caratuva, Herveira, Azul e Rio do Meio.
Pelo censo de 1996, Campina da Lagoa tem uma população de 18.290 (9.150 homens e 9.140 mulheres) habitantes.
Entre as suas principais atrações, podemos citar a Lagoa que se encontra próxima ao centro da cidade.
Lá, os moradores da cidade fazem caminhadas, se exercitam e passam o seu tempo. Antigamente, existiam três lagoas, uma é a citada anteriormente, a outra secou e a última se encontra na periferia da cidade.
Ela possui dois clubes principais: O Lagoão tênis Clube e o Clube dos 40.
A noite, um lugar interessante para ir é a avenida principal onde todos se encontram para conversar e se distrair.
O último CENSO 2002 registrou cerca de 17000 habitantes.
É uma típica cidade do interior do Paraná e a economia é fortemente voltada à agricultura (grãos: milho, soja).
Localização Geográfica
- Está a 52º48'9'' de longitude oeste e a 24º35'34'' de latitude sul.
Altitude
- Sua altitude é de 618,5 metros acima do nível do mar.
Referências
- ↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
- ↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
- ↑ Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
- ↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
- ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.