Caneleira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Caneleira de futebol.

Uma caneleira é um equipamento costumeiramente utilizado em esportes como o hóquei no gelo, o hóquei sobre patins, o futebol, o beisebol, wheelie,muay thai, entre outros.

No hóquei, são utilizados para proteger a canela dos jogadores tanto do puck como dos tacos dos oponentes no hóquei no gelo.

No futebol, protegem de ações como carrinhos, colisões e agressões dos outros jogadores.

Costumam ser presas por tiras de velcro, e diversas organizações profissionais, amadoras e instituições educacionais já as adotaram como equipamentos obrigatórios, para reduzir o número de contusões e ferimentos.

A tíbia se encontra muito exposta em sua superfície anterior medial, isto é, está diretamente sob a pele na região da canela, e isso não dá ao osso o "acolchoamento" fornecido aos outros ossos do corpo pelos músculos; golpes e pancadas na região podem, portanto, provocar ferimentos sérios, ao ponto até mesmo de fraturas. Tais ferimentos são extremamente dolorosos, já que o periósteo, a fina membrana que reveste todos os ossos, é um tecido com abundância de nociceptores (os "receptores" da dor).

No wheelie, é um protetor importante, pois grande parte dos impactos dos pilotos com as máquinas, ocorrem nessa região.

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.