Canuto Lavard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
São Canuto Lavard
Canuto Lavard retratado numa pintura em pedra
Festa litúrgica 7 de janeiro
Gloriole.svg Portal dos Santos

Canuto Lavard, nascido a 12 de março de 1096 a falecido em Ringsted, na Dinamarca a 7 de janeiro de 1131, foi um príncipe dinamarquês, duque da Jutlândia do Norte de 1115 a 1131 e rei dos Obodritos de 1129 a 1131. É também um santo da Igreja Católica.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Canuto Lavardo era filho do rei Érico I da Dinamarca e da rainha Bodil Thrugosdatter. Em 1115, seu tio, sucessor de seu pai, rei Nicolau I da Dinamarca, concedeu-lhe o título de duque da Jutlândia do Norte.

Canuto Lavard fez-se nomear rei pelo imperador germânico, com o objetivo de terminar a evangelização dos pagãos da região da costa báltica.

Seu primo, Magno Nilsson, filho de Nicolau I da Dinamarca, foi nomeado rei da Suécia, como sucesso do rei Ingo I da Suécia.

Ambos primos, pretendentes ao reino da Dinamarca, contavam, portanto, com um título real e a animosidade entre eles foi crescendo até que Magno Nilsson matou Canuto Lavard em Haraldsted, perto de Ringsted, na Zelândia em 7 de janeiro de 1131. Desde o momento da sua morte, o jovem príncipe Canuto foi objeto de devoção. Seu assassinato desatou numa guerra civil na Dinamarca.

Canuto Lavard foi declarado santo pelo Papa Alexandre III no dia 25 de junho de 1170, durante o reinado de seu filho, Valdemar I da Dinamarca. Sua festa, o Knutsdagen (Dia de Canuto) foi declarado originalmente o dia da sua morte, 7 de janeiro, mas posteriormente foi trocado por 13 de janeiro como permanece até hoje.

Canuto se casou, em 1116, com Ingeborg de Kiev, filha do príncipe Mistislau I de Kiev. Desta união nasceram:

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Canuto Lavard
Ícone de esboço Este artigo sobre História da Dinamarca é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.