Cara a Cara (jogo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cara a Cara
Editora(s) Estrela
Nº de jogadores 2 jogadores
Faixa etária a partir de 6 anos
Montagem 2 a 5 minutos
Tempo de jogo 10 a 30 minutos (dependendo dos jogadores)
Complexidade Simples
Habilidades Raciocinio Lógico

Cara a Cara foi um jogo de tabuleiro lançado em 1986 pela empresa Estrela, baseado no jogo Guess Who?, criado em 1979 e fabricado pela Milton Bradley Company (adquirida pela Hasbro em 1984).O objetivo do jogo é através de perguntas e raciocínio lógico, descobrir o personagem do seu adversário.

Componentes[editar | editar código-fonte]

  • 2 tabuleiros
  • 48 molduras de plástico
  • Pinos para a contagem de pontos
  • Instruções

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Ganhou recentemente, uma versão dos personagens da Disney e uma da Turma da Mônica.

Com a decisão da Hasbro de participar diretamente do mercado brasileiro, um acordo com a Brinquedos Estrela permitiu que ambas as empresas lançassem jogos parecidos: O Cara-a-Cara continuou sendo fabricado pela Estrela, enquanto a Hasbro lançou o Adivinhe Quem?.

Em fevereiro de 2011 o jogo ganhou uma versão online em forma de aplicativo para a rede-social Facebook. Todo projeto foi idealizado pela agência de publicidade DM9DDB em parceria com a Estrela e a produtora Cricket Design.

Preparação e Regras[editar | editar código-fonte]

1. Cada jogador escolhe um dos tabuleiros, coloca-o com o lado da fenda virado para si.

2. Embaralhe as cartas amarelas e espalhe-as sobre a mesa. Cada jogador tira uma carta e coloca-a na fenda do seu tabuleiro. Mas cuidado! Não deixe seu adversário ver, pois esta é a cara que ele terá de adivinhar!

3. Agora, faça perguntas para ir descobrindo as características da cara que você tem que adivinhar. IMPORTANTE: cada um dos jogadores faz só uma pergunta de cada vez. Na hora de responder, cuidado para não falar demais! Diga só sim ou não.

Pergunte por exemplo: “Tem olhos azuis?” Se a resposta for “não”, abaixe todas as molduras com caras que tiverem olhos azuis, para eliminá-las da partida. Se a resposta for “sim”, abaixe todas as caras que não tiverem olhos azuis. Depois, é a vez de seu adversário fazer uma pergunta e assim por diante.

4. Você pode perguntar ao adversário se a cara é de um homem ou de uma mulher. Mas esta não pode ser sua primeira pergunta.

5. Se você acha que sabe de quem é a cara do seu adversário, pode tentar adivinhar a qualquer momento. Se você adivinhar errado, perderá a partida. Se você adivinhar corretamente! Então você ganha a partida.


Ícone de esboço Este artigo sobre Jogos de tabuleiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.