Case-sensitive

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Case sensitive)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Case-sensitive é um anglicismo[nota 1] que se refere a um tipo de análise tipográfica da informática. Em língua portuguesa, significa algo como "sensível ao tamanho das letras" ou "sensível a maiúsculas e minúsculas". Diz-se que um software é case-sensitive ou possui "case sensitivity"[nota 2] quando ele é capaz de analisar uma cadeia de caracteres, avaliar a existência de caixa alta e caixa baixa e comportar-se de diferentes maneiras em função disso.[1] [2]

Uso[editar | editar código-fonte]

Os campos Name ("nome") e Password ("senha") do SQL ledger são case-sensitive: mesmo que as letras informadas nesses dois campos estejam corretas, basta que apenas uma delas esteja em caixa baixa quando deveria estar em caixa alta (ou vice-versa) para que a tentativa de login nesse serviço seja rejeitada pelo programa que executa o login do usuário.
Exemplo de tela de conexão a uma rede local sem fio. O campo "Senha" é sensível a maiúsculas e minúsculas e a senha correta de acesso é Teste123, por isto a tentativa inicial de conexão usando a senha teste123 é rejeitada. Somente após a letra "t" ser posta em caixa alta ("T") o software permite que a conexão sem fio seja efetuada.

Aplicativos, compiladores, linguagens de programação e outros programas costumam ter comportamentos diferentes em função do uso de letras maiúsculas e minúsculas. A linguagem C, por exemplo, é case-sensitive, pois seus programas devem ser sempre escritos em caixa baixa (letras minúsculas):

Case-sensitive significa que caracteres em caixa alta e em caixa baixa são tratados de modo diferente. Por exemplo, as palavras sum e SUM são consideradas diferentes. A linguagem C é case-sensitive. Programas escritos em linguagem C são sempre escritos em caixa baixa.
 
T Jeyapoovan, 2009[3] .

Um exemplo típico é a tentativa de efetuar login em um sistema operativo ou serviço de rede que faz distinção entre maiúsculas e minúsculas, e que por isto considera que, por exemplo, a palavra Chave é uma senha diferente da palavra chave, que por sua vez é diferente da palavra CHAVE, e assim sucessivamente para todas as combinações possíveis de letras maiúsculas e minúsculas da palavra "chave".

Como exemplificado anteriormente, esse conceito também está presente em linguagens de programação e sistemas operacionais. Alguns exemplos:

Exemplo com Java[editar | editar código-fonte]

    String wikipedia = "";
    String WiKiPedia = "";
    String WIkipediA = "";

Para o compilador Java, wikipedia, WikiPedia e WIkipediA são três variáveis distintas.

Notas

  1. Um estrangeirismo anglófono.
  2. Em língua portuguesa: "sensibilidade a maiúsculas e minúsculas".

Referências

  1. case-sensitive (em inglês) Cambridge Dictionaries Online Cambridge University Press (2014). Visitado em 1º de dezembro de 2014.
  2. case-sensitive (em inglês) US English Dictionary Oxford University Press. Visitado em 1º de dezembro de 2014.
  3. Jeyapoovan, T. Computer Programming: Theory & Practice (em inglês). Formato PDF. Ed. reimpressa. Nova Deli: Vikas Publishing House, 2009. 514 pp. p. CP-35. ISBN 9788125921585 e ISBN 8125921583. (Citação original: "Case-sensitive means upper and lower case alphabets are considered differently. For example, sum and SUM are considered differently. C language is a case-sensitive language. Programs in C language are always written in lower case.")

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.