Castelo de Huntingdon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Colina do Castelo de Huntington.

Castelo de Huntingdon situava-se na cidade de Huntingdon em Cambridgeshire.[1]

Em 1068 um castelo normando de mota e fortificação foi construído por Guilherme, o Conquistador.[2] Durante a Anarquia, o castelo foi mantido por David, Rei da Escócia através de seu casamento com Matilde, 2.ª Condessa de Huntingdon. Ele apoiou a Imperatriz Matilde em uma batalha de sucessão e o castelo foi muito danificado nesta época. No entanto, quando a sucessão foi liquidada, o filho de David Henrique prestou homenagem ao rei Estêvão, que por sua vez deu-lhe a cidade de Huntingdon, além do castelo.

Por 1173 o castelo ainda foi realizada pelos reis da Escócia, na época por Guilherme o Leão.[3] Ele havia do lado de Henrique, o filho rebelde de Henrique II, durante a Revolta de 1173-1174, e o castelo foi cercado por Ricardo de Luci. O cerco foi tomado por Simão de St. Lis mas não terminaria até que Henrique II (que havia acabado de realizar a penitência no túmulo de Tomás Becket) chegasse em Huntingdon. O cerco terminou no dia seguinte e Henrique, então, ordenou que o castelo fosse desmontado.

Partes do castelo que permanecem, incluindo a capela, e sua propriedade passou por uma série de mãos. O castelo foi refortificado durante a Guerra Civil. Por um tempo serviu como prisão do condado e, posteriormente, um moinho de vento foi erguido no monte do castelo. Nada resta do castelo em si, embora o local seja um antigo monumento programado.

Referências

  1. Ordnance Survey National Grid: {{{3}}}
  2. Pettifer, Adrian (2002). English Castles: A Guide by Counties (em inglês). Martlesham, Suffolk: Boydell & Brewer. p. 12. ISBN 0851157823 
  3. Pettifer 2002, p. 13.
  • Fry, Plantagenet Somerset, The David & Charles Book of Castles, David & Charles, 1980. ISBN 0-7153-7976-3

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.