Castelo do Mau Vizinho (Évora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

<div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;"/>
Construção ()
Estilo
Conservação
Homologação
(IPPAR)
N/D
Aberto ao público

O chamado Castelo do Mau Vizinho, também conhecido como Castelo de Pontega, localiza-se na freguesia da Igrejinha, concelho de Arraiolos, no Distrito de Évora, em Portugal.

Trata-se de sítio arqueológico vizinho à ribeira de Pontega, tributária do rio Divor, que remonta à época da Invasão romana da Península Ibérica. Destaca-se uma fortificação supostamente romana, que remonta ao século I a.C. (ou mesmo anterior), com planta no formato quadrangular, em blocos ciclópicos de silharia de granito, dispostos em duas fileiras paralelas, constituindo paramentos duplos. A construção ergue-se sobre uma considerável plataforma artificial de aterro, com vestígios de acesso pelo lado Leste. Na área envolvente foram identificados, em abundância, materiais de construção romanos, como telhas, tijolos e silhares graníticos.

Monumento singular na região, encontra-se em estudo por diversos pesquisadores. Do mesmo modo, estuda-se a classificação da sua proteção por parte do poder público português.

[editar] Ligações externas


  Este artigo é um esboço sobre Património de Portugal. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitectura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.



Castelos de Portugal :: Distrito de Évora

Águias :: Alandroal :: Arraiolos :: Azinhalinho :: Borba :: Coelheiros :: Esporão :: Estremoz :: Évora :: Évora Monte :: Juromenha :: Lousa :: Mau Vizinho :: Monsaraz :: Montemor-o-Novo :: Mourão :: Portel :: Redondo :: Terena :: Val-Boim :: Valongo :: Veiros :: Velho do Degebe :: Vidigueira :: Viana do Alentejo :: Vila Viçosa

Ver também: Fortalezas de Portugal
Esta caixa: visualizardiscussãoeditar
Ferramentas pessoais