Castelo de Torre de Coelheiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelo de Torre de Coelheiros
Torre de Coelheiros: vista geral.
Construção D. Afonso IV (1357)
Estilo Presume-se que seja do estilo Mourisco"setecentista"
Conservação Nessecitando de obras de recuperação, pois a torre de pedra parte de trás do monumento encontra-se a degradar, esta não se encontra mais degradada por força da Junta de Freguesia, que tem mantido a sua manutenção
Homologação
(IGESPAR)
IIP
(DL 41.191 de 18 de Julho de 1957.)
Aberto ao público Não
Site IGESPAR74096

O Castelo de Torre de Coelheiros, Torre de Coelheiros ou Paço dos Cogominhos, localiza-se na freguesia de Torre de Coelheiros, no Município de Évora, Distrito de Évora, no Alentejo, em Portugal.[1]

Está classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto publicado em 18 de Julho de 1957.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Mais propriamente um solar, acredita-se que a Torre de Coelheiros foi construída por volta de 1357, por iniciativa de Fernão Gonçalves, meirinho-mor do rei D. Afonso IV (1325-1357), com a função de paço senhorial.

No século XX, por falta de conservação, partes da edificação ruiram (1920). , atualmente a edificação encontra-se compreendida no conjunto da Escola Primária e da Junta de Freguesia. Por essa razão, encontra-se em boas condições de conservação.

Segundo informação cronológica do sítio do SIPA:

séc. 17 e 18 - construção de um corpo de planta rectangular incorporando ligeiramente a torre na sua face

Características[editar | editar código-fonte]

Típico solar medieval, a edificação da torre é atualmente ladeada por dois corpos retangulares compostos por pavimento térreo e sobrado. A torre, de planta quadrangular, em alvenaria de pedra, atinge 15 metros de altura, coroada por merlões em estilo mourisco. É complementada por cunhais, seteiras e mata-cães aparelhados em cantaria de granito. O corpo lateral a norte, em melhor estado de conservação, é coroado por uma larga chaminé com remate cupular, e conserva ainda, nas janelas em granito, algo da tipologia solarenga tardo-medieval. O corpo a oeste aparenta ser de construção setecentista e encontra-se degradado, tendo ruído parte dos muros.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Monumentos». www.monumentos.gov.pt (em inglês). Consultado em 1 de junho de 2023 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Castelo de Torre de Coelheiros

Ligações externas[editar | editar código-fonte]