Caverna de Gorham

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Complexo da caverna de Gorham 

Visão de dentro da caverna

Tipo cultural
Critérios iii
Referência 1500 en fr es
Região Europa e América do Norte
Países  Reino Unido
Coordenadas 36° 07′ 21,61″ N, 5° 20′ 31,42″ O
Histórico de inscrição
Inscrição 2016

Nome usado na lista do Património Mundial

  Região segundo a classificação pela UNESCO

A caverna de Gorham é uma caverna marítima natural, localizada em Gibraltar, considerada como uma das últimas habitações dos Neandertais na Europa. A caverna de Gorham dá nome ao complexo, que ainda é formado pelas cavernas Vanguard, Hyaena e de Bennett.

Localiza-se na face sudeste do Rochedo de Gibraltar. Quando habitadas, há 55 mil anos atrás, o mar ficava a 5 quilômetros da entrada da caverna, porém hoje em dia, com as mudanças do nível do mar, o mesmo fica a poucos metros do Mar Mediterrâneo.

UNESCO[editar | editar código-fonte]

Foi inscrita como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2016 por "ser um testemunho excepcional das tradições culturais dos Neandertais na evidência da caça a pássaros e animais marinhos para se alimentarem, uso de penas como ornamentação e a presença de desenhos abstratos nas rochas. Pesquisas científicas aqui contribuíram substancialmente nos debates sobre a evolução do Neandertal e dos humanos."[1]

Referências

  1. Complexo da caverna de Gorham. UNESCO World Heritage Centre - World Heritage List (whc.unesco.org). Em inglês ; em francês ; em espanhol. Páginas visitadas em 16 de dezembro de 2016.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre a Caverna de Gorham

Did Neanderthals Last Longer? CBS News, 13 Set 2006