Charles Xavier Thomas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Desenho da máquina de Leibniz, modelo para o Arithmomètre

Charles Xavier Thomas de Colmar (Colmar, 5 de maio de 1785Paris, 12 de março de 1870) foi um matemático e inventor francês. É mais conhecido por projetar e patentear uma das primeiras calculadoras, o Arithmomètre, em 1820, o primeiro aparelho que podia somar, subtrair e multiplicar, permitindo também dividir com alguma ajuda do operador.

Thomas fez o primeiro projeto em 1820, enquanto servia no exército francês (era o Intendente responsável por abastecer o exército francês que invadiu a Espanha), basicamente usando o desenho de Leibniz. Era uma máquina grande, ocupando todo o tampo de uma escrivaninha, media 70 cm de comprimento por 18 cm de largura e 10 cm de altura. Foi um passo importante para o avanço das calculadoras e primeiros computadores.

Usando princípios de calculadoras mecânicas anteriores, o Arithmomètre era mais confiável e foi produzido por noventa anos pelo próprio inventor e seus descendentes. Cerca de 5 000 exemplares foram fabricados, a maioria entre 1851 e 1914. O Arithmomètre foi a primeira máquina de calcular que obteve sucesso comercial. Tinha reputação de confiabilidade e robustez e é considerada a primeira máquina de escritório, precursora das máquinas mecânicas e eletrônicas do século seguinte.

Thomas o título de Cavaleiro da légion d'honneur por sua invenção. Foi dono do Château de Maisons-Laffitte, que comprou e preservou, tendo sido transformado posteriormente em monumento histórico francês.

Thomas está enterrado no cemitério do Père-Lachaise.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Charles Xavier Thomas