Chester Cheetah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chester Cheetah
Língua original Inglês
Morada Estados Unidos
Sexo Masculino
Espécie Leopardo
Criado por DDB Needham
Primeira aparição 1988
Projecto Banda desenhada  · Portal Cinema
Portal Televisão

Chester Cheetah é um personagem fictício, garoto propaganda de comerciais de TV do salgadinho Cheetos, da Frito-Lay (no Brasil, o salgadinho é comercialiazado pela empresa Elma Chips). O personagem é um cheetah (guepardo) que faz loucuras para conseguir Cheetos. Em meados dos anos 90, dois videogames criados pela empresa Kaneko foram inspirados no personagem, e ajudaram a popularizá-lo: Chester Cheetah: Too Cool to Fool e Chester Cheetah: Wild Wild Quest[1] . Estes jogos foram o primeiro contato do personagem com o público brasileiro, que o desconhecia até então.

História[editar | editar código-fonte]

Chester Cheetah é um guepardo antropomórfico que usa óculos de sol e tênis. Tem uma personalidade “dissimulada”, e é capaz de fazer loucuras para comer o salgadinho Cheetos. Foi criado em 1986, mas teve sua primeira aparição apenas em 1988, a título provisório. O personagem aparecia em comerciais de televisão e em anúncios impressos (seguidos do tradicional slogan “It’s Not Easy Being Cheesy”) sempre fazendo loucuras para conseguir comer os salgadinhos Cheetos. Nesse momento ele se tornava quase irracional, seus olhos saltavam, seu coração disparava, ele era capaz de atingir velocidades alucinantes, de passar por obstáculos intransponíveis para ter o prazer de saborear Cheetos. O sucesso foi tão grande que tornou-se símbolo oficial da marca. Em 1990 o personagem ganhou espaço em dois jogos eletrônicos, o que ajudou a popularizá-lo. Em 1994, Chester Cheetah ganhou as embalagens do Cheetos.

A mascote da marca atingiu seu ápice em 2009 quando estrelou um comercial durante o intervalo do Super Bowl.

Criadores[editar | editar código-fonte]

Segundo a história oficial a personagem foi criada pela agência DDB Needham. Mas há uma outra versão que diz que o verdadeiro “pai” é Hawley Pratt, criador da célebre Pantera Cor-de-Rosa[2] .

Aparência[editar | editar código-fonte]

A aparência da mascote evoluiu muito ao longo dos anos. A partir do ano 2000 a mascote deixou de ser um desenho animado tradicional para ganhar uma versão feita em animação gráfica, adquirindo assim uma aparência muito mais realística e atrativa.

Aparição Em Games[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. exame.abril.com.br/ 10 mascotes que ajudaram a popularizar as marcas: Chester Cheetah
  2. "Twisted Treats," Unwrapped (June 9, 2008). Retrieved on 2-03-09.
  3. portalkinext.com/ Chester Cheetah em Just Dance 4