Chlamydomonadales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaChlamydomonadales
Chlamydomonas (10000x).jpg

Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Chlorophyta
Classe: Chlorophyceae
Ordem: Chlamydomonadales
Família
Sinónimos
  • Volvocales
  • Volvocida

Em taxonomia, Chlamydomonadales é uma ordem de algas verdes, especificamente das Chlorophyceae.[1]

São uma ordem de flagelados ou algas verdes pseudociliadas (Chlorophyta) que formam colónias planares ou esféricas. Variam de Gonium (4 a 32 células) a Volvox (500 células ou mais). Cada célula possui dois flagelos e é similar em aparência a Chlamydomonas, com os flagelos de toda a colónia movendo-se coordenadamente.

A reprodução tanto é assexual como sexual. As células dividem-se e vão formando novas colónias, que logo se libertam. Nas formas menores, tipicamente todas as células estão involucradas, e nas maiores existem células anteriores vegetativas e posteriores reprodutivas. A reprodução sexual varia de isogamia (ambos os géneros produzem gametas flagelados de igual tamanho) a oogamia (um género produz um gâmeta muito maior, sem mobilidade).

A classificação deste grupo é variável.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Ver página de NCBI sobre Chlamydomonadales. Dados extraídos de NCBI taxonomy resources. National Center for Biotechnology Information. Página visitada em 2007-03-19.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências científicas[editar | editar código-fonte]


Bases de dados científicas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre algas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.