Christopher Vogler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Christopher Vogler
Christopher Vogler
Nascimento 1949 (75 anos)
Missouri
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação roteirista, escritor
Obras destacadas Memorando de Vogler

Christopher Vogler é um roteirista de Hollywood. É famoso por ter escrito o "memorando The Writer's Journey: Mythic Structure For Writers" (A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Roteiristas), como um guia interno para os roteiristas dos estúdios Walt Disney.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Vogler trabalhou para os estúdios Disney, Fox 2000 Pictures, e para a Warner Bros. sempre nos departamentos de desenvolvimento de ideias. Também já foi professor da Escola de Cinema e Televisão da Universidade do Sul da Califórnia, na Divisão de Animação e Artes Digitais, bem como na extensão da UCLA. Atualmente, Vogler é presidente da empresa Storytech.

Educação[editar | editar código-fonte]

Vogler cursou cinema na Escola de Cinema e Televisão da Universidade do Sul da Califórnia, a mesma faculdade onde estudou George Lucas. Assim como Lucas, Vogler foi inspirado pelo trabalho do antropólogo Joseph Campbell, particularmente "O Herói de Mil Faces" e o conceito do monomito.

Vogler usou o trabalho de Campbell para criar o agora lendário memorando corporativo de sete páginas para roteiristas de Hollywood, "A Practical Guide to The Hero With a Thousand Faces" (Um Guia Prático para o Herói de Mil Faces) [1]. Vogler depois desenvolveu o memorando no livro "The Writer's Journey: Mythic Structure For Writers", publicado no final dos anos 1990.

Referências

  1. «Christopher Vogler». BNF (em inglês). Consultado em 3 de maio de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]