Cilla Black

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cilla Black
Informação geral
Nome completo Priscilla Maria Veronica White
Nascimento 27 de Maio de 1943 (71 anos)
Origem Liverpool, Lancashire, Inglaterra
Gênero(s) Pop, Merseybeat, Soul, Adult contemporary
Período em atividade 1963 - 1993
2003
Outras ocupações Cantora, compositora
Gravadora(s) Parlophone, EMI, Towerbell, Columbia, Virgin
Afiliação(ões) Rory Storm and the Hurricanes, The Big Three, Dusty Springfield, Cliff Richard, Barry Manilow, The Beatles
Página oficial http://www.cillablack.com/

Cilla Black, OBE (nascida Priscilla Maria Veronica White em 27 de maio de 1943) é uma cantora britânica, e foi a segunda maior estrela a emergir do cenário de Liverpool depois dos Beatles[carece de fontes?].

Quando criança ela foi encorajada a começar a cantar pelos pais, e nos anos 60, determinada a entrar para o show business, arrumou um emprego de garçonete no famoso Cavern Club em Liverpool, onde os Beatles tocavam regularmente. Ela conseguiu os impressionar, começando sua carreira com apresentações de improviso no Cavern.

Foi o início de uma longa amizade com os Beatles - John Lennon convenceu Brian Epstein a gerenciar Cilla e ela ganharia algumas composições de Lennon e Paul McCartney para gravar.

Mas o sucesso só viria um ano depois disso, em 1964, quando ela gravou "Anyone Who Had a Heart", de Burt Bacharach e Hal David. Outras de suas canções mais conhecidas, e que a tornaram famosa ao redor do mundo foram "You're My World", "Alfie" e "Step Inside Love".

Sua carreira entrou em declínio nos anos 70, apesar de Cilla continuar gravando e apresentando programas de TV. Ela ainda é extremamente popular no Reino Unido, inclusive sendo condecorada com a Ordem do Império Britânico em 1993.