Cinturão da ferrugem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O "rust belt", a vermelho no mapa

O cinturão da ferrugem (rust belt em inglês), também conhecido como cinturão da manufatura (manufacturing belt em inglês), é uma área no nordeste dos Estados Unidos, situada aproximadamente entre as cidades de Chicago e Nova Iorque, cuja economia é baseada principalmente na indústria pesada e de manufatura. É a área de industrialização mais antiga e mais extensa dos Estados Unidos. Nela encontram-se quase todos os tipos de indústrias, embora sejam predominantes a indústria siderúrgica, mecânica, metalúrgica (automobilística), petroquímica, alimentícia e têxtil. Estas indústrias concentraram-se nessa região em razão das fontes de matéria-prima encontradas ao redor dos Grandes Lagos e dos Montes Apalaches.

A indústria dos Estados Unidos se aglomerou em torno das principais fontes de matéria prima, ou seja, em volta dos Grandes Lagos e próximo aos Montes Apalaches, local com grande concentração de carvão mineral, que fomentou principalmente a siderurgia e metalurgia dos EUA que, logo, deram origem às indústrias de bens de consumo duráveis como a automobilística em Detroit, por exemplo. Esta aglomeração industrial foi batizada de "Manufacturing belt" (atual "Rust Belt") e permaneceu concentrada no nordeste dos EUA até o advento dos fortes sindicatos e até o crescimento das grandes metrópoles como Nova Iorque, cuja principal consequência foi o aumento do custo de produção da indústria como impostos, aluguéis e salários altos exigidos pelos sindicatos cada vez mais poderosos

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • American Steel, Richard Preston (1991), Prentice Hall. ISBN 0-13-029604-X
  • Images of the Rust Belt, James Jeffery Higgins (1999), Kent State University Press. ISBN 0-87338-626-4
  • Industrial Sunset, Steven High (2003), University of Toronto Press. ISBN 0-8020-8528-8
  • People and folks: gangs, crime, and the underclass in a rust- belt city, John Hagedorn and Perry Macon (1988), Lake View Press. ISBN 0-941702-21-9
  • Reorganizing the Rust Belt, Steven Henry Lopez (2004), University of California Press. ISBN 0-520-23565-7
  • Revival in the rust belt, Daniel R. Denison and Stuart L. Hill (1987), University of Michigan Press. ISBN 0-87944-322-7.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.