Classificação dos elementos químicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Classe (química))

Em química, a subdivisão em classes é a mais antiga classificação atribuída aos elementos químicos. Esta classificação se baseia principalmente nas características físicas dos elementos. Inicialmente, os elementos eram subdivididos em duas classes: metais e não-metais. Com a descoberta de novos elementos, incluindo os gases nobres, atualmente os elementos químicos são subdivididos em três classes: metais, não-metais e gases nobres ( gases inertes ). O hidrogênio, devido às suas características especiais, não é enquadrado em nenhuma destas classes.

Metais: São os elementos químicos eletropositivos que se ligam entre si por ligações metálicas, possuindo propriedades como:

Não metais ou ametais: São os elementos químicos que geralmente apresentam propriedades contrárias às dos metais:

  • São péssimos condutores de calor e eletricidade;
  • Não apresentam ductilidade e maleabilidade;
  • São opacos, não apresentando brilho, e
  • Têm grande tendência a ganharem elétrons devido a sua alta eletronegatividade, transformando-se em anions.

Gases nobres ou inertes: São elementos gasosos cuja característica principal é serem inertes pela sua camada de valência completa, ou seja, são quimicamente estáveis e estão presentes na natureza em forma de moléculas monoatômicas. Os gases nobres que ocorrem naturalmente são o hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe), radônio (Rn) e artificialmente o oganésson (Og), localizados na última coluna à direita da tabela periódica.

Até 1986, o IUPAC empregava uma outra classificação: os Semimetais, que incluiam o boro, silício, germânio, arsênio, antimônio, telúrio e Polônio. Eles eram classificados assim pelas suas propriedades intermediárias entre as dos metais e não metais, entre as quais: [1]

  • Semicondutores de calor e eletricidade;
  • Possuem brilho metálico;
  • Podem formar ânions ou cátions, e
  • São quebradiços e pouco maleáveis.

Referências

  1. «Semimetais. Classificação dos elementos químicos em semimetais». Brasil Escola. Consultado em 13 de novembro de 2019