Color TV Game

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Color TV Game
Nintendo tvgame 6.jpg
Fabricante Nintendo
Tipo Console de videogame
Geração 1ª Geração
Lançamento 1977-1979[1]
Sucessor Nintendo Entertainment System

Color TV Game (conhecido também como CTG) é o nome de uma série de consoles de videogame lançados pela Nintendo. Foi lançado em 1977 com o Color TV Game 6. Continha 6 variações do jogo Pong. Os jogadores controlavam suas "raquetes" com seletores instalados na própria máquina. Além disso, como alternativa à versão tradicional, um modelo de cor branca e alimentado a bateria/pilha foi lançado.

Em 1978, a Nintendo lançou o Color TV Game 15. Dessa vez com os dois controles ligados ao console por cabos (possibilitando aos jogadores maior liberdade de posicionamento e movimento) e 15 versões do mesmo tipo de jogo, o CTG 15 vendeu cerca de 15 milhões de unidades. Dois modelos do CTG 15, com a única diferença entre eles na coloração do aparelho. No mesmo ano, a Nintendo lançou o Color TV Racing 112, um jogo de corrida com um volante e câmbio de velocidades, com a opção de dois controles menores serem usados para um segundo jogador.

O Color TV Game Block Kuzushi foi lançado em 1979, jogo para uma pessoa baseado no Breakout. Assim como o Color TV Game 6, a "raquete" era controlada por um seletor no próprio aparelho. O desenho externo do sistema foi um dos primeiros trabalhos relacionados a videogames realizados por Shigeru Miyamoto após sua contratação pela Nintendo em 1977.


Computer TV Game, ao contrário dos outros sistemas da Nintendo não usada um sistema de armazenamento removível para guardar seus jogos, seja em cartucho ou em disco. Foi distribuído apenas no Japão, e uma das versões era uma conversão do jogo de arcade Computer Othello.

Referências posteriores[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. DeMaria, Rusel; Wilson, Johnny L. (2003), High Score!: The Illustrated History of Electronic Games (2 ed.), McGraw-Hill, pp. 363, 378, ISBN 978-0-07-223172-4 
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.