Conall mac Comgaill

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conall mac Comgaill
Rei de Dál Riata
Governo
Reinado 558 - 574
Antecessor Gabrán mac Domangairt
Sucessor Áedán mac Gabráin
Vida
Morte 574
Pai Comgall mac Domangairt

Conall mac Comgaill foi rei de Dál Riata de aproximadamente 558 até 574.

Foi filho de Comgall mac Domangairt. Diz-se que deu Iona para São Columba. O Duan Albanach diz que ele reinou "sem divergências", mas há um relato nos Anais de Ulster de uma expedição de Conall e Colmán Bec mac Diarmato da Uí Néill do Sul até Iardoaman em 568. Um relato mais recente e menos confiável nos Anais dos Quatro Mestres diz: "A frota marítima foi trazida por Colman Beg, filho de Diarmaid, filho de Fearghus Cerrbheoil, e por Conall, filho de Comhgall, chefe da Dal Riada, até Sol (Seil) e Ile (Islay), e carregou muitos saques de guerra deles".

O Senchus fer n-Alban diz que Conall teve sete filhos: Loingsech, Nechtan, Artan, Tuathan, Tutio e Coirpe. Porém, Connad Cerr é considerado filho de Conall, e a morte Dúnchad, filho de Conall, foi registrada nos Anais de Ulster e nos Anais de Tigernach, comandando o exército dos filhos "de Gabrán" em Kintyre.

Referências

  • Anderson, Alan Orr, Early Sources of Scottish History A.D 500–1286, volume 1. Reeditado com correções. Paul Watkins, Stamford, 1990. ISBN 1-871615-03-8
  • Bannerman, John, Studies in the History of Dalriada. Scottish Academic Press, Edimburgo, 1974. ISBN 0-7011-2040-1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • CELT: Corpus of Electronic Texts na University College Cork (em inglês) inclui os Anais de Ulster, Tigernach, os Quatro Mestres e Innisfallen, a Chronicon Scotorum, o Lebor Bretnach (que inclui o Duan Albanach), Genealogias, e várias Vidas de Santos. A maioria deles traduzida para o inglês, ou traduções em andamento.


Título Real
Precedido por:
Gabrán mac Domangairt
Rei de Dál Riata
558–574
Sucedido por:
Áedán mac Gabráin