Condylura cristata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaToupeira-nariz-de-estrela
Condylura.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Soricomorpha
Família: Talpidae
Subfamília: Scalopinae
Tribo: Condylurini
Género: Condylura
Illiger, 1811
Espécie: C. cristata
Nome binomial
Condylura cristata
(Linnaeus, 1758)
Condylura cristata MHNT

A Toupeira-nariz-de-estrela (Condylura cristata) é um pequeno mamífero cavador que vivie em túneis que cava no subterrâneo na América do Norte. Esse animal é notável pelo seu nariz repleto de pequenos apêndices, como se fossem tentáculos, que servem como órgãos sensoriais de tato e ajudam a toupeira a se guiar no escuro de seus túneis. A toupeira necessita desses tentáculos para procurar alimento, já que, como muitas outras espécies de toupeiras, é cega. É um dos mamíferos mais peculiares existentes.

Com 15 a 20 centímetros de comprimento, pelo a prova d'água e uma longa cauda, essa toupeira vive próxima a rios e lagos e é boa nadadora, além de cavadora. Sua alimentação consiste de pequenos invertebrados. Seus hábitos são tanto noturnos quanto diurnos e ela encontra-se ativa durante todo o ano, não hibernando durante o inverno.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

A toupeira-nariz-de-estrela estrelou no primeiro episódio do programa do Animal Planet "Criaturas Esquisitas", onde entrevistas revelam que poucas pessoas da região habitada por toupeiras sabe sobre a existencia desse animal.